Aprenda a fazer enfeite junino para crianças aproveitarem a festa em casa

Confira passo a passo explicado por figurinista para incluir os pequenos nos festejos de São João

Escrito por Denise Marçal , denise.marcal@svm.com.br
Enfeite junino pode ser feito pelas próprias crianças, estimulando a participação dos pequenos na produção do São João em casa

Envolver as crianças na organização da festa e dos looks de São João é uma diversão à parte, especialmente neste ano, em que a celebração deve ser realizada apenas dentro de casa. E se a ideia for incrementar o figurino, um acessório bem colorido pode ser feito pelos pequenos, com a supervisão de um adulto, para deixar o clima ainda mais alegre. O figurinista Joaquim Sotero (@joaquim_sotero_atelie), historiador e aderecista, ensina como fazer um enfeite para cabelos que irá completar e embelezar ainda mais o look infantil.

> Solidariedade: saiba como participar e ajudar a Santa Casa de Misericórdia
> Aprenda a fazer acessórios para o look da festa junina em casa
> Saiba como fazer bandeirinhas para decorar sua casa no São João

Para compor o acessório, o profissional utilizou tiara lisa, rosas artificiais, fuxico de pano, EVA, tesoura, lápis, cola quente e cola de silicone, fitas e sianinha. A ideia é aproveitar o que tiver em casa e soltar a imaginação. “Pegue aquele EVA com glitter que sobrou do Carnaval, umas fitas, retalhos, tira uma rosa artificial de algum jarro da sua mãe e pronto”, simplifica Joaquim Sotero.

Veja também

Imaginação não pode faltar, e se quiser deixar o acessório ainda mais enfeitado é possível colocar pérolas, peças de bordado e peças de cores bem vivas, sugere Joaquim Sotero. “Que todo mundo possa usar sua criatividade nesses tempos difíceis e que não deixemos o São João acabar dentro de nós. Que vivamos as festas juninas, mesmo dentro de casa”, incentiva o figurinista.

Confira o passo a passo:

  1. Para começar, utilize uma fita de cetim para revestir a tiara lisa. Em seguida, use um lápis para fazer um molde da base. 
    Aprenda a fazer enfeite junino para crianças aproveitarem a festa em casa

     
  2. Com o molde pronto, sobreponha-o no EVA e recorte duas peças do mesmo tamanho para compor a base. Cole as duas bandas da base uma na outra e espere secar. Em seguida, cole a base na tiara.
    Aprenda a fazer enfeite junino para crianças aproveitarem a festa em casa

     
  3. Use um molde de bandeirinha para cortar entre 12 a 16 bandeirinhas de EVA. 
    Aprenda a fazer enfeite junino para crianças aproveitarem a festa em casa 3

     
  4. Faça o acabamento com a sianinha.
    Aprenda a fazer enfeite junino para crianças aproveitarem a festa em casa 4

     
  5. Cole as fitas com cola quente e vá acrescentando as bandeirinhas e adornos, como rosas e fuxicos.
    Aprenda a fazer enfeite junino para crianças aproveitarem a festa em casa 5
Assuntos Relacionados