Exposição “Khôra” de Maíra Ortins abre neste sábado (30), em Fortaleza

A obra traz um percurso poético abrangendo diversas fases da carreira criativa da artista visual

O lançamento da exposição "Khôra", da artista visual Maíra Ortins,  acontece neste sábado (30), às 10h, no Sobrado Dr. José Lourenço, no Centro de Fortaleza.  A mostra terá entrada gratuita e ficará em cartaz até o dia 1º de fevereiro de 2020.

Após nove anos sem expor individualmente em Fortaleza, a pernambucana, radicada no Ceará,  apresenta  um percurso poético que abrange diversas fases de sua carreira criativa.

“Khôra” é o nome do projeto de pesquisa sobre migração com curadoria do fotógrafo Silas de Paula. Composto de fotografias, vídeos, objetos e fotopintura, o trabalho dialoga com o universo da performance e fotografia contemporânea sob a perspectiva do olhar reflexivo de Maíra Ortins. 

O ponto inicial da pesquisa são as complexas relações da sociedade com os imigrantes nos principais centros urbanos europeus e o contraponto destas relações quando o tema é abordado e vivido no Brasil. 

Juntamente às séries de fotografias realizadas em Belgrado, Barcelona e Fortaleza, também será exibido um recorte do projeto Deriva, que tem como personagem a “criatura abissal”, igualmente realizado ao redor do mundo. 

Na série abissal, a perspectiva é onírica e de fabulação e tem foco no documental ficcional, fazendo com  que o visitante sinta-se confuso sobre o conceito moderno de realidade. 

O discurso político entremeia a série dos abissais, porém são nas imagens com “Judith”, outra personagem criada pela artista, que este traço fica mais evidente. “Judith: somos todos iguais perante a lei” é o título de uma de suas séries, sendo Judith a personagem principal do "Khôra".

Serviço:
Exposição “Khôra”
Abertura: neste sábado (30), às 10h, em cartaz até o dia 1º de fevereiro de 2020, com entrada gratuita.
Local: Sobrado Dr. José Lourenço - Rua Major Facundo - Centro, Fortaleza - CE.
Site artista