Dia Nacional da Tapioca: família vende prato típico há mais de 30 anos

Tradição passada de avó para neta garante boas lembranças. Confira a história da “Tapioqueira da Xuxa”, estabelecimento que mudou de nome após a visita da "rainha dos baixinhos"

O branco da goma misturado ao colorido dos recheios constitui uma receita com gosto do Nordeste. O Dia Nacional da Tapioca, comemorado nesta segunda-feira (15), lembra que o prato típico pode conquistar paladares, mas a iguaria também é sustento para famílias, a exemplo da vendedora Rosa Ferreira, de 45 anos. Há mais de três décadas a tradição gastronômica é vivenciada entre seus parentes. 

Quando criança, Rosa alegrava-se em atravessar um pequeno riacho para chegar a tapiocaria dos pais, em Fortaleza, na década de 1980. Sua mãe Maria Núbia inspirou-se na sogra, Maria Gadelha, para montar uma barraquinha e vender a receita tradicional junto ao seu marido José Gadelha.  

Minha avó tinha uma tapiocaria em frente a casa dela. Meus pais conseguiram comprar um terreno e também fizeram uma. Fui criada lá.

Segundo ela, tios e primos também acompanharam a iniciativa e todos concentravam-se na rua Barão de Aquiraz, em Messejana. 

'Tá na hora de experimentar'

Em 1992, uma visitante ilustre chegou  a "Tapiocaria do Zé Gadelha", estabelecimento dos pais de Rosa, desejando comer a opção com massa grossa.

A passagem da apresentadora Xuxa Meneghel, nacionalmente conhecida pelos programas e músicas infantis, rendeu uma nova receita e marcou a história da barraca que mudou de nome para "Tapioqueira da Xuxa". 

Entre gerações 

Após alguns anos na rua Barão de Aquiraz, as tapioqueiras mudaram de local em busca de melhoria nas vendas. De acordo com Rosa, "com a construção da Avenida Washington Soares era preciso criar um novo espaço, pois o movimento estava caindo". Em vista disto, o Centro das Tapioqueiras foi inaugurado em 9 de janeiro de 2002 e concentra 26 estabelecimentos, incluindo o da vendedora. 

Atualmente, a "Tapioqueira da Xuxa" é administrada por Rosa e sua irmã Nilda Ferreira. "Minha mãe vendeu tapioca por mais de 30 anos. Agora ela está viajando e descansando", conta. Sua filha Clarissa, de 22 anos, também ajuda e pretender seguir trabalhando com gastronomia. 

Receita - Tapioca da Xuxa

Preço: R$ 17

Ingredientes:

  • 80g de queijo
  • 100g de carne de sol
  • 60g de calabresa
  • 60g de bacon
  • 1 tomate grande picadinho
  • Orégano a gosto

Modo de preparo

Antes de colocar a massa, aqueça a frigideira. Depois da base pronta em ambos os lados, acrescente o queijo e a goiabada. Feche as partes, retire do fogo e, se preferir, acrescente mais recheio por cima.

Serviço 

Centro das Tapioqueiras

Endereço: Av. Washington Soares, 10125 - Messejana

Telefone: (85) 3474.1326

Horário de funcionamento: Todos os dias, de 5h30 às 22h