Sair com os amigos para comer, ir ao trabalho ou passear pela cidade. Atividades como essas, costumeiras no cotidiano, podem ser dificultadas para pessoas com deficiência física. Para facilitar o ir e vir dos que vivenciam essa realidade, o aplicativo brasileiro “Guia de Rodas” foi desenvolvido e avalia a acessibilidade dos locais. A ferramenta concorre nesta segunda-feira (6) ao prêmio Google Play Awards na categoria Melhor Experiência em Acessibilidade.
De acordo com o Censo de 2010, quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de deficiência. Ambientes acessíveis para esses grupos são essenciais e garantem uma melhor qualidade de vida. Por meio do uso do aplicativo “Guia de Rodas”, usuários voluntários podem relatar o nível de acessibilidade dos locais que visitam, para que essas informações fiquem disponíveis ao público.
Com dados sobre locais em mais de 1.000 cidades em 62 países, a plataforma colaborativa é avaliada, atualmente, por 65% de usuários. Ao instalar o app e selecionar localidades próximas, um questionário com duração máxima de 30 segundos e várias perguntas é exibido de acordo com o tipo de estabelecimento, gerando detalhes a respeito da percepção geral do local que está sendo analisado no momento. A iniciativa partiu de uma percepção vívida.
Bruno Mahfuz, idealizador do aplicativo, tornou-se cadeirante em 2001. Desde então, coleciona diversas experiências desagradáveis pela falta de acessibilidade. A vivência na cadeira de rodas o fez perceber que o assunto não se restringia apenas ao cumprimento das normas, mas sim a um conjunto de práticas que envolve infraestrutura, atendimento e a conscientização da sociedade sobre a importância do tema.
A ideia cresceu e chamou a atenção de importantes premiações na área da tecnologia. O aplicativo já foi reconhecido como “Melhor iniciativa digital para inclusão do mundo” no World Summit Awards (WSA) e como “Melhor aplicativo móvel para acessibilidade” no Acessible Americas, ambos eventos organizados pela ONU.
Reconhecimento
O “Guia de Rodas” é o único app brasileiro que participa da competição do Google Play Awards. Em seu quarto ano, o prêmio busca reconhecer os melhores apps e jogos na plataforma de softwares para Android. O prêmio tem ênfase na qualidade, design e desempenho técnico dos aplicativos.
São nove categorias da premiação: Melhor aplicativo de bem-estar; Melhor experiência de acessibilidade; Melhor Impacto Social; Jogo mais bonito; Melhor Experiência em Sala de TV; Mais Inventivo; Melhor experiência para mercados emergentes; Aplicativo mais Inovador e Jogo mais inovador.
Os indicados foram selecionados por várias equipes do Google com base em um conjunto de critérios que valoriza a qualidade do aplicativo, alta classificação de estrelas e ter sido lançado ou tido uma grande atualização desde abril de 2018. A cerimônia de premiação acontece hoje à noite nos Estados Unidos.