O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, aderiu nesta quinta-feira (6) à nova rede social Threads, e fez um apelo à empresa para não permitir o uso de "bots" e de manipulações.
"Uma chamada atenta ao dono desta nova rede social”, escreveu o presidente ao bilionário americano Mark Zuckerberg.
"Em qualquer empresa ou governo você pode escolher entre o quantitativo e o qualitativo; a eficácia e o princípio. Esperemos que esta nova plataforma não aposte no lucro e o uso de "bots" não seja permitido. Seria excepcional encontrar um mecanismo, um filtro, para evitar a manipulação e tornar realidade a autenticidade na comunicação", disse o mexicano.
Os "boats" são programas de software que executam tarefas automatizadas e pré-definidas, mas que podem ser usadas de forma maliciosa, como para a criação de perfis falsos visando ataques nas redes sociais.
Líderes aderem à nova rede
Além do presidente mexicano, outros líderes latino-americanos aderiram à nova rede social, como o presidente colombiano Gustavo Petro, o salvadorenho Nayib Bukele e o equatoriano Guillermo Lasso.
O aplicativo, lançado nesta quinta-feira (6) com a proposta de ser o principal concorrente do Twitter, alcançou mais de 30 milhões de usuários em menos de 24 horas.