Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil é confirmado em São Paulo

Paciente é um homem de 41 anos que havia voltado de viagem à Espanha

Escrito por Redação ,
vírus da varíola
Legenda: Varíola dos macacos tem primeiro caso confirmado no Brasil
Foto: Shutterstock

O primeiro caso de varíola dos macacos em solo brasileiro foi confirmado nesta quarta-feira (8) em São Paulo. O paciente é um homem de 41 anos que havia viajado à Espanha e está, agora, em isolamento em um hospital. 

Enquanto isso, a Prefeitura de São Paulo monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos, também hospitalizada com suspeita da doença. A família e pessoas próximas da mulher seguem em acompanhamento pela gestão municipal. 

Veja também

"No momento, o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo investigam um paciente para descartar qualquer hipótese da doença", informou a Prefeitura em nota.

Segundo o Ministério da Saúde, sete casos estão em investigação. Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, além de dois casos em monitoramento em Rondônia.

No Ceará, o caso suspeito do vírus Monkeypox investigado pela Secretaria da Saúde (Sesa) foi notificado nessa terça-feira (7). Trata-se de uma pessoa residente em Maracanaú, na Grande Fortaleza. 

Sintomas da doença

Os sintomas iniciais da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Inicialmente, a febre é sentida. Em até 3 dias após o primeiro sintoma, o paciente desenvolve uma erupção cutânea que começa na face. 

Assuntos Relacionados