Fies 2022 abre inscrições nesta terça-feira (8); veja o calendário

Estudantes terão até a próxima sexta-feira (11) para tentar o financiamento em curso de graduação de instituição particular

inscrições para o Fies começam nesta terça
Legenda: O Fies é um programa do governo federal que oferece financiamento do ensino superior com taxa zero de juros
Foto: Divulgação

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2022 começaram nesta terça-feira (8) no portal de acesso único ao ensino superior.

Os interessados têm até a próxima sexta-feira (11) para pleitear uma vaga no programa. Cada estudante pode se inscrever em até três opções de curso.

O que é necessário para a inscrição?

Para participar, o candidato deve ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as edições de 2010 a 2021; obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos; não ter zerado a redação; e não ter participado da edição como "treineiro" (sem o ensino médio completo). Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa, o equivalente a R$ 3.636.

O cronograma do Fies 2022 indica que o resultado dos pré-selecionados já será divulgado na próxima terça-feira (15).  Entre 16 e 18 de março, será o prazo para fornecer informações complementares. A lista de espera convocará os alunos de 16 de março a 28 de abril. 

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que oferece financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições particulares. Desde 2018, a iniciativa possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. 

Calendário Fies 2022

  • Inscrições: 8 a 11 de março através do portal do Fies
  • Resultados (pré-selecionados): 15 de março
  • Complementar inscrição: 16 a 18 de março
  • Convocação da lista de espera: 16 de março a 28 de abril (quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera).
Quero receber conteúdos exclusivos sobre o Brasil