Detectado na Bahia 1º caso de reinfecção com mesma mutação do coronavírus achada na África do Sul

Cientistas identificaram numa mulher de Salvador. Mutação foi encontrada inicialmente na África do Sul e preocupa o mundo

Escrito por Redação ,
Foto: AFP

Uma mulher de Salvador é o primeiro caso de reinfecção no Brasil com uma mutação do coronavírus. A descoberta foi feita por cientistas do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e do Hospital São Rafael, em Salvador. Essa mutação foi encontrada pela primeira vez na África do Sul. 

A linhagem com a mutação da Bahia é a mesma identificada pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro, cuja descoberta foi anunciada em dezembro. A linhagem brasileira e a sul-africana são diferentes, mas compartilham a mutação E484K.

Veja também

Vírus mais transmissível

De acordo com cientistas essa nova mutação preocupa já que atinge uma região crucial do coronavírus. Em tese, ela pode tornar o vírus mais transmissível. Essa mesma mutação afeta também a região do vírus alvo da maioria das vacinas.

Embora não exista nenhuma evidência nesse sentido até agora, é preciso investigar se ela afeta a eficácia dos imunizantes. Outra mutação da linhagem encontrada no Reino Unido e que já se espalhou por mais de 30 países atinge a mesma região do coronavírus.

"Essa categoria de estudo é essencial para compreender a propagação da pandemia e identificar a tempo, mudanças no vírus que possam ter impacto na transmissão e nas vacinas", destaca Bruno Solano que lidera as pesquisas.

Atacado por anticorpos

A mutação altera o chamado RDB, o ponto em que o Sars-CoV-2 se liga às células humanas. O RDB é a região mais crítica da proteína mais importante do coronavírus, a espícula ou S, alvo da maioria das vacinas e dos anticorpos neutralizantes produzidos pelo sistema imunológico. Como é o ponto de ligação entre o vírus e as células, o RDB é atacado pelos anticorpos.

Porém, a mutação confere ao vírus o que os cientistas chamam de mecanismo de escape. Ou seja, as mudanças genéticas fazem com que os anticorpos percam a especificidade contra o RDB porque ele já não é mais o mesmo. Os anticorpos passam a ser como tiros a esmo, deixam de “neutralizar” o vírus. Com isso, o Sars-CoV-2 pode “escapar” e infectar uma pessoa com mais sucesso.

Em tese, isso acontece tanto no caso dos anticorpos produzidos por uma infecção natural quanto daqueles desenvolvidos em resposta a uma vacina. Porém, como a proteína S é “grande”, tem outras regiões alvo, e as vacinas não perderiam sua eficácia.

Assuntos Relacionados