Brasil tem 354 milhões de doses de vacina contra Covid-19 para 2022, diz ministro da Saúde

O gestor "previu" que 2022 "será o ano do fim da pandemia" da doença no país

Escrito por Bruno Luiz e Eduardo Gayer/Estadão Conteúdo ,
Vacinação contra Covid-19 no Brasil em 2022
Legenda: Ainda segundo Marcelo Queiroga, há a possibilidade de compra de outros imunizantes testados no Brasil, como a do laboratório Clover
Foto: Voisin/Phanie/AFP

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta sexta-feira (8), durante coletiva de imprensa, o planejamento da campanha de imunização de 2022. Na ocasião, ele detalhou o status das aquisições de vacinas.

De acordo com o titular da pasta, há um contrato com a Pfizer para adquirir 100 milhões de doses, com perspectiva de compra de mais de 50 milhões.

Veja também

Também há contrato para adquirir 120 milhões da AstraZeneca no primeiro semestre, com possibilidade de mais 60 milhões no segundo semestre.

Para fechar a conta, há um saldo de 134 milhões de doses que devem sobrar da campanha de imunização deste ano. "Estamos mais fortes para em 2022 fazer campanha (de vacinação) mais consolidada", garantiu o ministro da Saúde.

Ainda segundo Queiroga, há a possibilidade de compra de outros imunizantes testados no Brasil, como a do laboratório Clover.

Ele disse também que a Pfizer está fazendo novos estudos para tornar a vacina mais eficaz contra variantes do vírus. O gestor "previu" ainda que 2022 "será o ano do fim da pandemia" da doença no país.

600 mil mortes

O chefe da Saúde também manifestou solidariedade pelas famílias que perderam parentes para a Covid-19 no Brasil. Hoje, o país atingiu 600 mil mortes causadas pela doença.

"Muito importante registrar nossa solidariedade aos que perderam seus entes queridos para essa doença. Estamos trabalhando fortemente para que o sistema de saúde dê as respostas necessárias para a nossa população", afirmou.

Assuntos Relacionados