Resultados do Prouni devem sair nesta quarta (2); veja como participar da 2° chamada

Uma vez aprovado, o candidato ainda precisará comprovar as informações prestadas no ato da inscrição

Os alunos que se candidataram no Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 1º semestre de 2022 poderão conferir o resultado nesta quarta-feira (2), no site do programa, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Uma vez aprovado, o candidato ainda precisará comprovar as informações prestadas no ato da inscrição (como a renda familiar per capita, por exemplo). Essa comprovação para efetivar a inscrição é feita na instituição de ensino na qual o aluno estudará, no período entre 3 e 14 de março.

Segundo o MEC, para os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020 e 2021, o sistema considerou a nota mais alta.

Segunda chamada e lista de espera

Caso o aluno não seja aprovado na 1ª chamada, concorrerá a uma vaga mais uma vez, automaticamente, na 2ª convocação, em lista que sairá em 21 de março.

Após a segunda chamada, o candidato que ainda não tiver sido convocado terá a oportunidade de manifestar interesse na lista de espera, em 4 e 5 de abril, pelo site do Prouni. 

Lista de espera para a 1ª opção de curso para alunos:

  • reprovados nas duas chamadas regulares;
  • pré-selecionados na segunda opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.

Lista de espera para a 2ª opção de curso para alunos:

  • reprovados nas duas chamadas regulares (ou não houve formação de turma na primeira opção de curso);
  • pré-selecionado na 1ª opção, mas reprovado porque não houve formação de turma

Neste ano, o processo seletivo tem recorde de oportunidades. Serão 273.001 vagas para os candidatos, sendo 181.036 para bolsas integrais e 91.965 parciais. Ao todo estão sendo matrículas em 19.584 cursos de graduação, oferecidos 1.085 instituições participantes.

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROUNI?

Para concorrer às bolsas integrais do Prouni o candidato precisa comprovar ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.

Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.  Além do critério de renda, para participar é preciso ter feito o Enem mais e obtido média igual ou superior a 450 pontos nas objetivas e não ter zerado a redação. 

O estudante também deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição.

Em dezembro de 2021, foi liberada a candidatura para alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares, mesmo sem bolsa de estudos, desde que se encaixem nos critérios de renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. No entanto, tal mudança só será válida a partir da seleção do Prouni 2022.2. 

CRONOGRAMA 

  • Resultado dos pré-selecionados: 1ª chamada - 2 de março; 2ª chamada – 21 de março. 
  • Comprovação das informações da inscrição: 1ª chamada – 3 a 14 de março; 2ª chamada – 21 a 29 de março. 
  •  Lista de espera: 4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar); 7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera); 8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera).