Bombeiros descartam risco de rompimento de 2ª barragem na Bahia

Por precaução, cerca de 80 famílias deixaram suas casas por causa do risco iminente de inundação

Após realizar vistorias na manhã deste sábado (13), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da Bahia descartaram o risco de rompimento de uma segunda barragem em Pedro Alexandre (435 km de Salvador). 

A força da água das chuvas, que resultou em cheia do rio do Peixe, fez com que a estrutura da barragem no povoado de Boa Sorte rachasse nesta sexta-feira (12). Com os danos, a prefeitura da cidade vizinha de Coronel João Sá, que fica a 17 km da barragem, emitiu um alerta de enxurrada para os moradores da cidade.

Por precaução, cerca de 80 famílias deixaram suas casas por causa do risco iminente de inundação. Esta é a segunda barragem com danos causados pelas chuvas que atingiram a região. Na quinta-feira (11), a barragem do Quati, também em Pedro Alexandre, rompeu, causando inundação de cerca de 40% da área urbana de Coronel João Sá. Não houve feridos nem há registro de pessoas desaparecidas. 

De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros da Bahia, 400 pessoas estão desabrigadas e 1.500 desalojadas em Coronel João Sá. O governo da Bahia informou que as barragens e os aquíferos da região estão sendo monitorados com o apoio de 79 bombeiros militares.

A Defesa Civil está fazendo visitas técnicas nas casas atingidas para avaliação de interdição ou condenação das estruturas físicas. Entidades como a Voluntárias Sociais da Bahia, em Salvador, iniciaram uma campanha para o recolhimento donativos, que devem ser entregues na sede da instituição na Praça do Campo Grande, de segunda a a sexta, entre 8h e 21h.

A prefeitura de Coronel João Sá disponibilizou o número da conta bancária do município para doações às vítimas das enxurradas. 

Doações
Banco do Brasil
Agência 3913-6
Conta 16000-8
CNPJ 14.215.818/0001-36