Google homenageia Quino, o criador de Mafalda, neste domingo (17)

Cartunista argentino ficou famoso no mundo todo com as histórias da crítica menina de 6 anos

Escrito por Redação ,
Legenda: Doodle do Google homenageia Quino neste domingo (17)
Foto: Google

O Google homenageia o cartunista argentino Quino, que faria 90 anos neste domingo (17). Joaquín Salvador Lavado Tejón ficou conhecido mundialmente pelos quadrinhos da crítica menina Mafalda

O Doodle de hoje é ilustrado pelo artista convidado Azul Portillo, de Buenos Aires. Na imagem, Quino aparece fazendo suas renomadas tirinhas. 

Veja também

O cartunista faleceu em setembro de 2020, aos 88 anos, por complicações de um acidente vascular cerebral (AVC). A morte de Quino repercutiu em todo o mundo, e diversos artistas lamentaram o ocorrido. 

Quem foi Quino?  

Quino nasceu em Mendonza, na Argentina, em 1932, e foi incentivado pelo tio Joaquin, que o apelidou de Quino, a desenvolver as habilidades artísticas. 

Aos 12 anos, matriculou-se em uma escola de arte, mas desistiu três anos depois quando o pai faleceu. Em 1954, Quino publicou o primeiro cartum, após cumprir o serviço militar obrigatório. 

Legenda: Quino com uma escultura de Mafalda, sua criação, no parque São Francisco em 2014
Foto: Miguel Riopa / AFP

O primeiro trabalho que ganhou notoriedade foi a compilação de tiras chamada Mundo Quino. Com o sucesso, foi contratado para criar uma história em quadrinhos para uma campanha publicitária de eletrodomésticos. Assim nasceu Mafalda

A campanha, contudo, foi cancelada, mas Quino manteve a história da menina de 6 anos que questionava as injustiças do mundo e odiava sopa.

Críticas ao regime militar 

As histórias de Quino ficaram famosas pelo tom crítico ao regime militar, à opressão e à desigualdade social, o que as fizeram aparecer em jornais de todo o mundo. Os livros de Mafalda, por exemplo, foram traduzidos para mais de 30 idiomas. 

Além da menina, as tirinhas contavam com personagens como Manolito, Susanita, Guille, Filipe e Libertad. Quino parou de desenhar os cartuns de Mafalda em 1973. 

Em 2009, Quino aposentou-se das produções e, em 2017, após o falecimento da esposa, voltou para a cidade natal. 

Assuntos Relacionados