Saiba quem foi Rosane Kaingang, homenageada pelo Google nesta quinta (2)

Um novo Doodle na página inicial celebra a importância do trabalho da ativista indígena

Escrito por Redação ,
Google fez uma homenagem à ativista brasileira Rosane Kaingang
Legenda: Rosane Kaingang era descendente do povo Kaingang, etnia indígena originária principalmente dos estados do Sul do País
Foto: Reprodução/Google

O Google fez uma homenagem à ativista brasileira Rosane Kaingang, que foi uma das principais líderes indígenas do Sul do País, nesta quinta-feira (2).

Como forma de celebrar a importância do trabalho de Rosane, o Google está exibindo um novo Doodle em sua página inicial.

>> Saiba detalhes sobre a homenagem do Google à Rosane Kaingang

Rosane Kaingang

Rosane morreu em 2016, aos 54 anos, em Brasília, após uma luta de cerca de três anos contra um câncer. A ativista integrava a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul).

A líder indígena entrou na Fundação Nacional do Índio (Funai) em 2001 e, entre 2005 e 2007, ocupou o cargo de coordenadora geral de Desenvolvimento Comunitário, tendo apoiado projetos de mulheres indígenas, incentivando ainda a organização política dessas mulheres, de acordo com informações do portal Geledés.

Veja também

Ela começou a militar no movimento indígena na Conferência Rio-92. Pouco depois, participou do I Encontro Nacional das Mulheres Indígenas e foi uma das fundadoras do Conselho Nacional das Mulheres Indígenas (Conami). Também foi casada com uma das mais importantes lideranças indígenas do país nos anos 1980 e 1990, Álvaro Tukano.

Rosane Kaingang era descendente do povo Kaingang, etnia indígena originária principalmente dos estados do sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Seu nome indígena, Kokoj, significa “beija-flor”.

Assuntos Relacionados