Dinamarca suspende uso da vacina de Oxford/AstraZeneca após problemas de coagulação em vacinados

O governo da Áustria parou de aplicar o imunizante após uma enfermeira morrer com "distúrbios de sangramento". Investigação apontou que não havia relação entre a vacina e o óbito

Escrito por AFP ,
Vacina de Oxford/AstraZeneca
Legenda: Lote de vacinas da AstraZeneca foi distribuído a 17 países e continha 1 milhão de vacinas.
Foto: Thomas Kienzle/AFP

O governo da Dinamarca decidiu, como medida preventiva, suspender o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, conforme a Agência Nacional de Saúde nesta quinta-feira (11). A medida se dá após temores relacionados com a formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas.

Apesar da suspensão ocorrer, o órgão informou que "por enquanto, não se pode concluir que tenha uma relação entre a vacina e os coágulos de sangue".

A Áustria informou, na segunda-feira (8), que tinha parado de administrar um lote de imunizantes produzidos pelo laboratório anglo-sueco. O anúncio se depois de uma enfermeira de 49 anos morrer, dias após ser vacinada, com "graves distúrbios de sangramento".

Veja também

Outros quatro países europeus — Estônia, Lituânia, Letônia e Luxemburgo — suspenderam, de forma imediata, a vacinação com doses desse lote, o qual foi distribuído a 17 países e continha 1 milhão de vacinas. A Dinamarca, por sua vez, interrompeu o uso de todos os imunizantes da AstraZeneca.

Investigação

Uma investigação preliminar da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) destacou, nesta quarta-feira (10), que não existia relação entre a vacina da AstraZeneca e a morte ocorrida na Áustria.

Até 9 de março, 22 casos de trombose foram notificados em um universo de mais de três milhões de pessoas vacinadas no Espaço Econômico Europeu, segundo a EMA. "É importante ressaltar que não desistimos da vacina da AstraZeneca, mas estamos fazendo uma pausa em seu uso", destacou o diretor da agência dinamarquesa, Søren Brostrøm, em comunicado.

Assuntos Relacionados