Sagrada Família de Barcelona consegue licença para ser concluída

Sagrada Família de Barcelona deverá ser concluída no ano de centenário da morte de Gaudí

Depois de 137 anos sendo construída "de forma ilegal", a emblemática basílica da Sagrada Família de Barcelona, projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, teve uma licença de obras concedida nesta sexta-feira pela Prefeitura desta cidade espanhola.

A Câmara Municipal aprovou a concessão desta licença por ? 4,6 milhões ao templo católico que, como se descobriu em 2016, esteve construindo sem permissão urbanística desde 1882.

A responsável municipal de urbanismo, Janet Sanz, celebrou que tenham conseguido "resolver uma anomalia histórica da cidade: que uma obra emblemática como a Sagrada Família não tivesse licença de obras, que estivesse fazendo de forma ilegal".

A licença obtida pela comissão construtora da Basílica contempla a conclusão do templo em 2026, com uma altura máxima de 172 m e um orçamento de ? 374 milhões.

A junta encarregada de sua construção argumentou que Gaudí pediu permissão de obra em 1885 à Prefeitura de Sant Martí, um povoado agora absorvido dentro de Barcelona, e nunca recebeu resposta.

Nas negociações com a prefeitura de Ada Colau (esquerda) também foi acertado, em outubro passado, o pagamento de ? 36 milhões extras à Câmara de modo a contribuir para a melhora do urbanismo, da mobilidade e da limpeza do monumento.

Patrimônio Mundial

Projetada pelo famoso arquiteto catalão Gaudí, criador também da Casa Batlló, ou Park Güell, a Sagrada Família foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 2005.

Financiada pelas doações dos fiéis e ingressos dos turistas, sua construção começou em 1882 e deve terminar em 2026, no centenário da morte de Gaudí. É o monumento mais visitado (4,5 milhões de pessoas ao ano) de Barcelona.