'Reiteramos nosso pedido para um cessar-fogo imediato', diz embaixador brasileiro na ONU

Sessão extraordinária da ONU aconteceu nesta segunda-feira (28) em Nova York

Em sessão extraordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o embaixador do Brasil, Ronaldo Costa Filho, pediu uma negociação diplomática "a favor da paz" no país invadido por tropas da Rússia. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (28) em Nova York. 

Durante a reunião que discute a crise no leste da Europa, o embaixador brasileiro reforçou posição contra a guerra na Ucrânia. Ele afirmou que a comunidade internacional precisa "fazer o que for preciso antes que seja tarde demais". 

 

Costa Filho disse ainda que não há motivos de segurança que justifiquem o uso da força pela Rússia.

Conselho de Segurança da ONU 

Durante o Conselho de Segurança das Nações Unidas, na última sexta-feira (25), o representante do Brasil na ONU, o embaixador Ronaldo Costa Filho disse que o Conselho de Segurança deveria agir urgentemente diante da agressão da Rússia.

 

Em seu voto, Costa Filho afirmou que não havia outra alternativa, além da diplomacia, para resolver a atual crise no leste europeu, "Renovamos nosso apelo pela cessação total das hostilidades, pela retirada das tropas e pela retomada imediata do diálogo diplomático", disse o brasileiro. 

Ronaldo Costa Filho reafirmou que o Brasil tentou manter uma posição de equilíbrio, "Procuramos manter o espaço de diálogo, mas ainda sinalizando que o uso da força contra a integridade territorial de um Estado-membro não é aceitável no mundo atual".