A sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York foi isolada, no fim da manhã desta quinta-feira (2), devido à presença de um homem armado no portão.
"A sede da ONU está fechada, há atividade policial" em frente ao local, confirmou à AFP o porta-voz da organização, Stéphane Dujarric.
Segundo um responsável que pediu anonimato, "um homem com um fuzil" estava em uma das entradas do prédio. A avenida ao lado da sede da ONU também foi fechada.
O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD, na sigla em inglês) informou que a ocorrência está em andamento, mas, até o momento, “não há ameaça para o público”.
"O incidente na 42nd Street e 1st Avenue em Manhattan está em andamento neste momento. Continue longe da área e espere atrasos no trânsito. Atualmente não há ameaça para o público", escreveu em uma publicação no Twitter.
Em fotos, é possível ver que o homem que causou o fechamento da organização estava em frente a um portão e a polícia se protegia atrás de uma van.
Dois policiais relataram à CNN que o homem foi visto resmungando para si mesmo e que também trazia consigo o que parecia ser uma bolsa. O esquadrão anti-bombas respondeu por precaução, relataram as duas fontes.
Ainda conforme informações da emissora, uma mensagem interna da Segurança da ONU foi disparada afirmando: “O Serviço de Segurança e Proteção da UNDSS deseja informar que há atividade policial em andamento na 1ª Avenida entre as ruas 42 e 43″.
Reunião não foi parada
O fechamento da sede não gerou nenhuma perturbação no edifício, onde o Conselho de Segurança deu continuidade a uma reunião sobre o Iraque.