Português revela que desistiu de embarcar em submarino desaparecido: 'ainda bem que não fui'

Empresário que já fez voo turístico ao espaço teve duas oportunidades de embarcar no Titan, mas desistiu

Um empresário milionário de Portugal, que já foi ao espaço, teve duas chances de embarcar no Titan, o submarino que desapareceu em expedição aos destroços do Titanic na segunda-feira (19), conforme informações do jornal O Globo

Mário Ferreira comprou o bilhete em abril, mas acabou desistindo da ideia. Já na última sexta-feira (16), ele se encontrou com o bilionário britânico Hamish Harding em uma conferência e recebeu o convite para ir atrás do navio naufragado, mas recusou a oportunidade. Harding é um dos ocupantes do submarino desaparecido. 

Ao jornal português Público, Ferreira disse que não tem sido fácil acompanhar as notícias recentes sobre o caso.

"Um submersível destes não pode falhar. Quando falha a quatro mil metros, normalmente é fatal. Espera-se que algum milagre possa acontecer, mas infelizmente não se esperam grandes notícias. Eu não quis ir. Saber que deixei o meu lugar vazio numa coisa complicada como esta. Pensar que eu podia estar lá. Achei que não devia ir e não fui. Ainda bem que não fui", disse ele.

O empresário é presidente da Media Capital, dona da TVI, do mesmo grupo da CNN Portugal. Ele é casado e tem quatro filhos.

Voo turístico ao espaço

Mário Ferreira diz ter conhecido Hamish Harding graças à empresa de astronáutica de Jeff Bezos, a Blue Origin, quando o português fez um voo turístico ao espaço, a bordo do foguete New Shepard, em agosto de 2022.

"Nos conhecemos no grupo de astronautas da Blue Origin. E ele me desafiou para uma missão ao Titanic", lembrou o empresário. 

Veja o que se sabe até agora

Quando o submarino Titan desapareceu?

A comunicação com o submersível, de 6,5 metros de comprimento, foi perdida no último domingo (18), quase duas horas após o equipamento iniciar a descida em direção ao que restou do Titanic.

Quem estava no submarino Titan?

Estão a bordo do submersível o bilionário e aviador britânico Hamish Harding, presidente da empresa de jatos particulares Action Aviation; o empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho Suleman; o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, a companhia responsável pelo Titan, que cobra 250 mil dólares (aproximadamente R$ 1,2 milhão) por turista.

A quantos quilômetros de profundidade está o Titanic?

O que sobrou do Titanic está no fundo do oceano, a quase 4 mil metros de profundidade e a cerca de 600 quilômetros da costa do Canadá.

James Cameron, diretor do filme Titanic, já visitou o navio?

Sim. O cineasta já mergulhou 33 vezes para visitar os destroços da embarcação. Ele, inclusive, lançou um documentário sobre isso, em 2003: "Fantasmas do abismo". Procurado pelo canal americano CNN, Cameron não comentou o desaparecimento do Titan no último domingo (18).