Passa de 140 o número de mortos após festa de Halloween na Coreia do Sul

Maior parte das vítimas sofreu paradas cardíacas

Pelo menos 146 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas neste sábado (29) em Seul, capital da Coreia do Sul, durante as comemorações das festividades de Halloween no bairro de Itaewon, informaram as autoridades locais.

Um agente dos bombeiros confirmou o incidente à AFP e indicou que mais de 140 ambulâncias tinham sido enviadas ao local para ajudar as vítimas.

"Por volta de 01h30 [na madrugada de sábado para domingo no horário local], 59 pessoas tinham morrido e 150 estavam feridas", informou o oficial do departamento dos bombeiros Choi Sung-bum aos repórteres na manhã deste domingo (30, tarde de sábado em Brasília).

O bairro de Itaewon é conhecido pelas celebrações de Halloween e milhares de pessoas se aglomeraram em suas ruas estreitas, afirmaram as autoridades.

Causas 

Cerca de 50 pessoas sofreram paradas cardíacas no local, informou a agência de notícias Yonhap citando os bombeiros. O incidente parece ter sido causado por uma debandada devido ao tamanho da multidão.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, ordenou o envio de equipes de primeiros socorros ao local e pediu que os hospitais se preparassem para receber os feridos, indicou a Presidência.

Fotos publicadas pela Yonhap mostram mais de dez pessoas estendidas em uma rua isolada por um cordão de segurança, com socorristas atendendo algumas delas.

Primeiros socorros 

Imagens feitas no local do incidente mostravam pessoas realizando os procedimentos de primeiros socorros em diversas vítimas deitadas na calçada, enquanto os socorristas corriam para ajudar outras pessoas.

Agentes da polícia formaram um cordão de isolamento no entorno do local do tumulto, enquanto os socorristas levavam as vítimas - algumas cobertas com lençóis - para as ambulâncias.

Por volta de 20 pessoas estavam completamente cobertas com lençóis improvisados na calçada. Esta é a primeira vez que os sul-coreanos realizam as comemorações de Halloween em Itaewon sem o uso obrigatório de máscaras ao ar livre desde o início da pandemia de covid-19 em 2020.