Brasileiros conseguem embarcar em ônibus para sair da Faixa de Gaza após ataques

A viagem chegou a ser adiada, devido a novos ataque promovidos por Israel

Um grupo de 19 brasileiros conseguiu embarcar em um ônibus para sair da Faixa de Gaza, na manhã deste sábado (14). A viagem chegou a ser adiada, devido a novos ataque promovidos por Israel. As informações são do portal G1.

O ônibus vai levar os brasileiros para a cidade de Khan Younes, onde eles vão embarcar em um avião para o Brasil. O trajeto está previsto para durar duas horas, mas pode ser prolongado, se houver novos bombardeios.

Os brasileiros chegaram a colocar suas bagagens no porta-malas do ônibus, mas, por conta dos ataques, tiveram que voltar para a escola que servia de abrigo. Até que veio uma nova autorização da Embaixada do Brasil na Palestina para iniciar o deslocamento.

A ideia inicial era que o quinto avião a trazer brasileiros saísse de Cairo, capital do Egito. Mas os planos mudaram, e o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda o grupo mais perto da Faixa de Gaza.

Mais de 700 brasileiros resgatados

quarta aeronave com brasileiros repatriados decolou de Israel com 207 passageiros, dois cachorros e dois gatos às 12h45 (horário de Brasília) da última sexta-feira (13). O Governo Federal registra, agora, 701 brasileiros resgatados com segurança de volta ao País em aeronaves da FAB.

O avião tinha como destino o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. No grupo, estavam dois cearenses. Dentre os destinos finais, há outras 17 cidades brasileiras.

A Operação Voltando em Paz tem mobilizado uma equipe para garantir que todos os brasileiros que tenham interesse em voltar sejam transportados ao Brasil. Conforme o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, o Itamaraty prevê 15 voos. "Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, afirmou Meyer.

Já o diretor do Departamento de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares do Ministério das Relações Exteriores, Aloyzio Mares Dias, detalhou que mais de 2,7 mil brasileiros preencheram os formulários para iniciar o processo de repatriação ao Brasil. 

Brasileiros mortos na guerra

Na última sexta-feira (13), o Itamaraty confirmou a morte de mais uma brasileira vítima dos ataques do Hamas em Israel, iniciados no último sábado (7), em uma rave localizada a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza. Durante a semana, outras duas mortes já haviam sido confirmadas.

Foram encontrados os corpos de Karla Stelzer Mendes, Bruna Valeanu e Renani Nidejelski Glazer. Confira o perfil das vítimas.