Brasileiro desaparecido em Paris é incluído na lista da Interpol

Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, foi visto pela última vez no dia 26 de novembro

Escrito por

O fotógrafo brasileiro Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, foi incluído na lista de Difusão Amarela da Interpol, na última quarta-feira (4), após desaparecer em Paris, na França. Ele foi visto pela última vez dia 26 de novembro, data em que voltaria para o Brasil.

Com o nome incluso na lista, a Interpol deve, agora, emitir alerta para as autoridades policiais dos países membros da organização internacional. Informações como foto, data de nascimento e país de origem estão dispostas no aviso.

Segundo Lilian Viana, amiga de Flávio, que concedeu entrevista à CNN, uma campanha entre os mais próximos foi montada para reencontrar o fotógrafo. "A gente realmente está precisando de mobilização popular, a gente está precisando levar isso às autoridades", explicou.

O telefone de Flávio foi encontrado em um vaso de flores de um restaurante local, mas nenhuma câmera de segurança teria sido analisada até o momento por conta dos procedimentos diferenciados da polícia francesa.

Flávio, que é natural de Belo Horizonte (MG), estava na França a trabalho. A ida ao local tinha como objetivo alguns compromissos profissionais, mas também acabou se tornando férias após a conclusão deles. 

Sistema de alertas da Interpol

Os alertas da Interpol também são conhecidos como "difusões", classificados por meio de um sistema de cores. Confira abaixo quais são eles:

  • Difusão Vermelha: emitido para buscar a prisão ou detenção provisória de pessoas procuradas com vista à extradição;
  • Difusão Amarela: ajuda a localizar pessoas desaparecidas, menores de idade, ou para encontrar pessoas incapazes de se identificar;
  • Difusão Azul: alerta emitido para localizar, identificar ou obter informações sobre uma pessoa de interesse em uma investigação criminal;
  • Difusão Preta: busca informações sobre corpos não identificados;
  • Difusão Verde: alerta sobre atividades criminosas de uma pessoa, caso ela seja considerada ameaça à segurança pública;
  • Difusão Laranja: alerta sobre um evento, pessoa, objeto ou processo que representa ameaça iminente e perigo para pessoas ou bens;
  • Difusão Roxa: visa fomentar informações sobre modus operandi, objetos, dispositivos e métodos de ocultação utilizados pelos criminosos.