Ainda com cordão umbilical, recém-nascida é resgatada entre escombros de terremoto na Síria

Criança é a única sobrevivente de uma família em que todos os membros morreram após o desabamento de um prédio de quatro andares

Escrito por Redação ,
Recém-nascida sendo resgatada de escombros após terremoto na Síria
Legenda: A menina tem hematomas, mas seu estado de saúde é estável, segundo médico
Foto: Reprodução/Twitter

Uma recém-nascida foi resgatada, ainda com cordão umbilical ligado à falecida mãe, entre os escombros de um prédio em Jindires, uma cidade no noroeste da Síria duramente atingida pelo terremoto.

A criança é a única sobrevivente de uma família em que todos os membros morreram após o desabamento de um prédio de quatro andares. 

Na segunda-feira (6), as equipes de emergência encontraram os corpos de seu pai, Abdalá Mleihan, sua mãe, Aafra, suas três irmãs, seu irmão e sua tia.

"Estávamos procurando por Abu Rudayna (apelido de Abdalá) e sua família. Primeiro encontramos sua irmã, depois sua esposa, depois Abu Rudayna, eles estavam juntos uns contra os outros", disse à AFP um parente da família, Khalil Sawadi, ainda em choque.

Veja também

"Aí ouvimos um barulho e cavamos (...), limpamos o local e encontramos essa menininha, graças a Deus", conta. 

A recém-nascida ainda tinha o cordão umbilical preso à mãe. "Cortamos, e minha prima levou o bebê para o hospital", continua.

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, a bebê aparece sendo carregada por um homem, coberta de poeira nos escombros, com o cordão umbilical ainda pendurado.

Assista ao vídeo

Estado de saúde da criança

A bebê foi levada para um hospital na cidade vizinha de Afrin, onde foi colocada em uma incubadora e recebeu vitaminas. 

"Ela chegou com os membros dormentes por causa do frio, sua pressão arterial estava baixa. Prestamos os primeiros socorros e a colocamos sob perfusão, porque ela ficou muito tempo sem ser alimentada", explicou o doutor Hani Maaruf à AFP. 

A menina tem hematomas, mas seu estado de saúde é estável, segundo o médico. "Ela provavelmente nasceu sete horas depois do terremoto", acrescenta. Pesa 3,175 kg, então nasceu dentro do prazo, diz.

Com poucos recursos, os socorristas levaram horas para remover os escombros para retirar os corpos dos demais membros da família.

O terremoto deixou mais de 5.000 mortos na Turquia e na Síria, segundo os últimos números. O frio intenso do inverno dificulta o trabalho das equipes de resgate que continuam, nesta terça-feira (7), as buscas por sobreviventes.

Assuntos Relacionados