Chacina de Quiterianópolis: quatro policiais militares são indiciados por morte de cinco pessoas

A investigação aponta que os servidores públicos utilizaram, no crime, viatura descaracterizada e armamento pesado da Polícia Militar do Ceará

Escrito por Emerson Rodrigues/ Messias Borges , seguranca@svm.com.br
Cinco pessoas foram executadas a tiros dentro de uma residência em Quiterianópolis, no dia 18 de outubro de 2020
Legenda: Cinco pessoas foram executadas a tiros dentro de uma residência em Quiterianópolis, no dia 18 de outubro de 2020
Foto: Wandemberg Belém

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) indiciou e pediu pela prisão preventiva de quatro policiais militares, suspeitos de matar cinco homens, no episódio que ficou conhecido como Chacina de Quiterianópolis, ocorrida em outubro do ano passado. A investigação aponta que os servidores públicos utilizaram, no crime, viatura descaracterizada e armamento pesado da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

O relatório final de investigação foi enviado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) à Justiça Estadual, na última terça-feira (2). Foram indiciados o tenente Charles Jones Lemos Júnior, o sargento Cícero Araújo Veras, o cabo Francisco Fabrício Paiva e o soldado Dian Carlos Pontes Carvalho, pertencentes aos quadros do Comando Tático Rural (Cotar).

A investigação foi realizada por uma comissão composta pelo DHPP, pelas delegacias Municipal de Quiterianópolis e Regional de Tauá e pelos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul) e de Inteligência Policial (DIP).

Conforme o relatório policial, obtido pela reportagem, Charles, Fabrício e Dian estavam em serviço e utilizavam uma viatura descaracterizada modelo Chevrolet Trailblazer de cor preta, que teria dado apoio à ação criminosa. Depois, Charles e Fabrício teriam passado para um veículo Fiat Mobi de cor cinza, junto do sargento Cícero e de outro homem, ainda não identificado.

Então, os quatro homens que estavam no Mobi teriam chegado a uma residência onde acontecia uma comemoração, selecionado as vítimas e executado a tiros José Reinaque Rodrigues de Andrade, de 31 anos, Irineu Simão do Nascimento, 25, Etivaldo Silva Gomes, 23, Antônio Leonardo Oliveira Silva, 19, e Gionnar Coelho Loiola, 31, na Rua Manoel Vieira de Carvalho, Município de Quiterianópolis, na tarde de 18 de outubro último. Um adolescente também foi baleado na casa, mas sobreviveu.

Três PMs estavam em serviço e utilizavam uma viatura descaracterizada modelo Chevrolet Trailblazer de cor preta, que teria dado apoio à ação criminosa
Legenda: Três PMs estavam em serviço e utilizavam uma viatura descaracterizada modelo Chevrolet Trailblazer de cor preta, que teria dado apoio à ação criminosa
Foto: Reprodução

Provas do crime

O relatório traz que Fabrício foi reconhecido por testemunhas. Enquanto uma munição apreendida na cena do crime, calibre 556, pertencia ao fuzil da Polícia Militar que estava sob tutela do tenente Charles, segundo informações repassadas pela própria Corporação e laudo pericial elaborado pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce). As munições encontradas no local ainda eram de propriedade da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e pertenciam a lotes que estavam a disposição para cursos oferecidos na Instituição, que tiveram como instrutores justamente os investigados, no ano de 2019.

Em depoimento, Charles, Fabrício e Dian (presos temporariamente em 15 de dezembro de 2020) alegaram que estavam em Quiterianópolis para procurar por um tio e um sobrinho envolvidos com o tráfico de drogas e com agiotagem e, por isso, realizaram várias diligências no Município, durante dias seguidos. Entretanto, os policiais não teriam encontrado os alvos. 

Mas teriam se deparado com um familiar desses dois suspeitos, segundo a investigação: uma das vítimas e proprietário da residência onde aconteceu a carnificina, José Reinaque era sobrinho e irmão dos homens procurados pelos PMs. Ele tinha passagem pela Polícia por roubo e estaria promovendo uma comemoração pela retirada de uma tornozeleira eletrônica utilizada pelo Sistema de Justiça do Estado para monitorá-lo.

Um dos informantes da composição policial era justamente o sargento Cícero, que, mesmo de folga, estaria trafegando na viatura descaracterizada junto dos colegas, o que fez a Polícia Civil deduzir que ele também participou da Chacina.

Outro fato que aumentou as suspeitas sobre os policiais militares foi que todos trocaram de aparelho celular depois da matança e se desfizeram dos antigos. A Polícia Civil acredita que eles tenham feito isso para ocultar ligações com o crime.

Motivação da Chacina

A motivação da Chacina, entretanto, ainda é desconhecida pela Polícia Civil, assim como a identificação do quinto homem, motivos que fizeram o DHPP pedir à Justiça Estadual mais tempo para investigar o caso. 

A Polícia trabalhou com duas linhas de investigação, ambas ligadas aos históricos criminais de duas vítimas, José Reinaque e Irineu Simão, que tinham passagens pela Polícia por roubo e ainda estariam na vida criminosa. Já as outras vítimas não tinham antecedentes criminais e nem há a suspeita de ligação com crimes.

As suspeitas eram de que Reinaque e Irineu estariam envolvidos em um roubo à residência de um prefeito de um município próximo ou a um assalto a um comércio de Quiterianópolis, o que poderia motivar retaliação contra eles. Porém, as investigações desses crimes não apontaram para a participação da dupla e o monitoramento feito por tornozeleira eletrônica em Reinaque também negou a presença dele em ambos os casos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados