Os registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que incluem latrocínios, homicídios e lesões corporais seguidas de morte, tiveram uma queda de 23% na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) em setembro deste ano. Ao todo, foram registradas 57 mortes, enquanto em igual período do ano passado tiveram 74.
Os dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) apontaram que o Ceará também teve uma queda de 3,8% nos CVLIs em relação a setembro de 2023. Enquanto neste ano foram 231 mortes violentas, no ano passado ocorreram 240 no mesmo mês.
Já comparando os dados do mês de setembro com anos anteriores, este foi o melhor resultado desde 2019. Na época, ocorreram 183 CVLIs.
Em Fortaleza, a queda de setembro foi menor, com uma diferença de apenas uma ocorrência entre os dois anos. Foram 61 CVLIs no mês passado, enquanto tiveram 62 em 2023.
Reforço da Segurança
A SSPDS avalia que melhora está relacionada à "intensificação das ações ostensivas e das investigações alinhada à inteligência".
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, agradeceu aos policiais e aos outros profissionais da pasta.
“Eu quero atribuir essa redução ao trabalho intenso das Forças de Segurança e aproveito para agradecer a cada profissional por esse trabalho que tem sido feito dia e noite, e que proporcionou, à população cearense, essa redução", afirmou.