Mil novos agentes penitenciários são empossados no Ceará nesta terça-feira (3)

850 homens e 150 mulheres se juntarão aos atuais 2.136 agentes que já atuam em todo o Estado

Mil novos agentes penitenciários, oriundos do concurso público realizado em outubro de 2017, foram empossados pelo governador Camilo Santana na manhã desta terça-feira (3), em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará. Ao todo, 850 homens e 150 mulheres reforçarão o sistema penitenciário cearense a partir de hoje, aumentando em quase 50% o efetivo de todo o Estado.

Atualmente, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) conta com 2.136 agentes ativos, efetivo este que ganhará o reforço dos mil agentes empossados nesta manhã. Segundo a pasta, após receberem o termo de posse e exercício, os novos agentes penitenciários serão lotados em diversas áreas do Ceará. "Todas as regiões do Estado terão reforço em seus quadros", informou.

Conforme a titular da Sejus, Socorro França, o reforço no quadro de agentes tende a melhorar a situação do sistema penitenciário do Estado, que também recebeu novas unidades nos últimos meses. "Investimos no setor de monitoramento eletrônico, estamos desenhando os novos moldes da regionalização no Interior e adquirimos novos equipamentos de segurança. Os agentes chegam para ajudar ainda mais nessas melhorias", disse.

Ainda de acordo com a Sejus, o investimento anual para a contratação dos mil novos agentes penitenciários é de R$ 38,8 milhões. 

Mais 700 vagas

Na semana passada, o governador do Estado também encaminhou à Assembleia Legislativa mensagem para criação de mais 700 vagas para agentes penitenciários no Ceará. A matéria deve entrar em votação nos próximos dias. “No futuro estaremos convocando mais profissionais concursados. Estou cumprindo um compromisso que firmei com todos os remanescentes”, disse Camilo.