O homem preso na manhã desta sexta-feira (20) por fingir ser cirurgião plástico identificava-se como "Érico Heisenberg", inspirado na série norte-americana "Breaking Bad". Segundo a Polícia Civil, Érico Rodrigues Costa, nome real do suspeito, já se passava por médico há, pelo menos, dois anos.
Érico era maqueiro e, por isso, tinha acesso a hospitais e centros cirúrgicos de diversos hospitais. Ele costumava fazer fotos nos locais e postava nas redes sociais. As investigações sobre Érico Rodrigues se iniciaram há cerca de um ano e quatro meses, comandada pela delegada Kamilly Távora Campos quando a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica o denunciou na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) por suspeita de falsa identidade médica.
Érico Rodrigues, conforme a Polícia Civil, apresentava-se como cirurgião plástico e negociava consultas em sites especializados em cirurgia plástica e exibia, nas redes sociais, fotos utilizando jaleco, estetoscópios e roupas cirúrgicas.
A Polícia alegou não conseguir comprovar se Érico atendeu efetivamente qualquer paciente, mas salienta a importância da população direcionar as denúncias para a Delegacia de Defraudações caso conheça alguém que tenha sido vítima do maqueiro ou quem já foi, pelo menos, consultado virtualmente e efetuou algum depósito para o suspeito. Outra linha de investigação seria a de que o maqueiro utilizava o status de médico para se aproximar amorosamente de mulheres.
Documentos como um contracheque no qual o suposto farsante assinava como médico residente e um telefone celular foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia.