Criança e PM mortos, tiroteios e carro incendiado: fim de semana é marcado por violência na RMF

Fontes da Polícia confirmaram à reportagem que as ações criminosas têm ligação com a disputa entre facções por território para o tráfico de drogas

O fim de semana foi marcado por violência na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Uma criança de 9 anos e um policial militar foram assassinados em tiroteios que também deixaram várias pessoas feridas, e um carro foi arremessado contra o portão de um condomínio e incendiado.

A reportagem recebeu dados, de uma fonte da Polícia, que o Estado registrou pelo menos 19 homicídios e 4 achados de cadáver (com causa da morte ainda a ser definida), entre a última sexta-feira (10) e o domingo (12). Destes, 11 assassinatos e 2 achados de cadáver ocorreram na Grande Fortaleza.

[ATUALIZAÇÃO ÀS 17h49]

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) foi questionada sobre o fim de semana violento e destacou capturas realizadas na sexta-feira (10) e no sábado (11).

"Entre as prisões realizadas durante as ofensivas no fim de semana, destacam-se as capturas de quatro suspeitos de homicídio em Fortaleza e Caucaia. As ações incluem a captura de um trio suspeito de homicídio em Caucaia - Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), durante uma edição da operação Focus, deflagrada nesse sábado (11). Além disso, destaca-se a prisão de um homem suspeito de homicídio, pelo Grupo Integrado de Inteligência e Investigação, no bairro Floresta (AIS 4) da Capital, em ação realizada na sexta-feira (10). A SSPDS reforça que as ações de enfrentamento à criminalidade culminaram na redução de 5,1% Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), no acumulado entre janeiro e setembro de 2023, em relação ao mesmo período de 2022".

Duas fontes da SSPDS confirmaram à reportagem que as ações criminosas têm ligação com a disputa entre facções por território para o tráfico de drogas. Dois grupos de origem cearense e uma facção oriunda do Rio de Janeiro estão envolvidos nos confrontos.

Policial militar assassinado em festa

Em uma das ocorrências da Região Metropolitana de Fortaleza, um policial militar e outra pessoa foram mortas e outras seis pessoas ficaram feridas, em uma casa de shows na Avenida Padre José Holanda do Vale, no bairro Cágado, em Maracanaú, na madrugada do último sábado (11).

Segundo informações preliminares, dois homens passaram em uma motocicleta efetuando disparos de arma de fogo contra pessoas que estavam na festa. O cabo da Polícia Militar do Ceará Jeison Feitosa Bezerra, de 37 anos, e outra pessoa não resistiram aos ferimentos.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) publicou nota de pesar sobre a morte do militar, que tinha 14 anos de carreira: "O Comando da Corporação se solidariza com a dor dos familiares e amigos, ao tempo em que coloca o aparato da Instituição à disposição".

Criança morta em Guaiúba

Em outro tiroteio, uma criança de 9 anos foi morta e outras cinco pessoas ficaram baleadas, em Guaiúba, na noite do último sábado (11). Informações preliminares dão conta que a vítima estava em uma festa de aniversário, quando foi baleada.

A Polícia Militar iniciou diligências sobre a ação criminosa e prendeu em flagrante dois homens, de 22 e 26 anos, em abordagens distintas, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Com eles, foram apreendidas uma pistola e 32 munições calibre Ponto 40. A participação da dupla no tiroteio é investigada pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE).

Carro incendiado em condomínio

No último domingo (12), um ataque criminoso assombrou moradores de um condomínio no bairro Novo Pabussu, em Caucaia, também na Região Metropolitana de Fortaleza.

A reportagem apurou que criminosos efetuaram vários disparos em um portão de um condomínio e depois arremessaram um veículo contra o mesmo portão. O carro, depois, foi incendiado.

A SSPDS confirmou, em nota, que "a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) apura as circunstâncias de um ocorrência de dano, que aconteceu nesse domingo (12), no município de Caucaia".

Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foram acionados para atender a ocorrência. O caso está a cargo da Delegacia Metropolitana de Caucaia, unidade da Polícia Civil responsável pela área."
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará
Em nota

A Pasta reforçou "a importância do registro do Boletim de Ocorrência (BO), para repassar mais informações sobre o fato. O BO pode ser feito, presencialmente, em qualquer delegacia, ou por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br, que atende todo o Ceará, a qualquer hora do dia ou da noite".

VEJA NOTA DA SSPDS NA ÍNTEGRA:

"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que, sobre as ocorrências de mortes múltiplas, compila seus dados baseando-se em uma metodologia mais difundida que define os casos quando há quatro ou mais vítimas fatais. A pasta ressalta que todas as ocorrências de mortes múltiplas, triplos ou duplos homicídios registrados, neste ano, são devidamente investigadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). 

Visando o desenvolvimento de estratégias para o fortalecimento do combate a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em todo o território cearense, a SSPDS destaca a criação do Grupo Integrado de Inteligência e Investigação, que é composto por equipes das Inteligências da SSPDS e da PC-CE. O grupo tem como uma de suas atribuições investigar ocorrências de homicídios.

Os trabalhos somam-se às operações como “Focus” e “Ethos”, da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. As ações integradas são realizadas pelas Forças de Segurança do Ceará e forças amigas, como guardas municipais e órgãos de trânsito e fiscalização, para o cumprimento de mandados e combate a práticas ilícitas, bem como detecção de irregularidades. Além disso, a pasta destaca ainda a operação Ações de Reforço de Policiamento Ostensivo (Arpo), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que também visa o combate a CVLI por meio de saturações em todo o Estado.

Entre as prisões realizadas durante as ofensivas no fim de semana, destacam-se as capturas de quatro suspeitos de homicídio em Fortaleza e Caucaia. As ações incluem a captura de um trio suspeito de homicídio em Caucaia - Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), durante uma edição da operação Focus, deflagrada nesse sábado (11). Além disso, destaca-se a prisão de um homem suspeito de homicídio, pelo Grupo Integrado de Inteligência e Investigação, no bairro Floresta (AIS 4) da Capital, em ação realizada na sexta-feira (10).

A SSPDS reforça que as ações de enfrentamento à criminalidade culminaram na redução de 5,1% Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), no acumulado entre janeiro e setembro de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. Nos nove primeiros meses do ano passado, foram 2.238 casos. Já durante o período equivalente em 2023, 2.124 mortes violentas foram registradas. O balanço positivo é resultado da atuação diuturna da SSPDS, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e dos setores de inteligência que atuam de forma integrada com o objetivo de combater os CVLIs em todo o Estado.

Um importante fator que contribui com a redução são as apreensões de arma de fogo, realizadas em todo o Ceará. Entre janeiro de 2022 e setembro de 2023, 11.100 armas foram recolhidas pelas Forças de Segurança do Ceará. Para manter a positividade dos índices, são realizadas ações e operações permanentes, que acontecem em pontos estratégicos baseados nos dados coletados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Apenas no âmbito das ações que têm o apoio da Operação Paz, iniciativa nacional de combate aos CVLIs, a SSPDS ressalta que os trabalhos de enfrentamento à criminalidade realizados pelas Forças de Segurança culminaram, no último mês de setembro, em 113 pessoas presas, suspeitas de envolvimento em mortes violentas e em outros crimes, em todo o Estado do Ceará, além das apreensões de 44 armas e mais de mil munições. Os dados são referentes aos 30 dias das diligências que ocorreram em todo o Estado no mês de setembro e que contam com o apoio da Operação Paz".