Ceará tem maior redução de roubos a estabelecimentos comerciais no Nordeste, aponta pesquisa

Estado também apresentou queda em todos os outros tipos de roubos, em 2018

Todos os tipos de roubos tiveram redução no Ceará, em 2018, em comparação com 2017, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) na última terça-feira (10). A pesquisa mostra que a queda de roubos a estabelecimentos comerciais, em território cearense, teve destaque, sendo a maior de todo o Nordeste.

Conforme o Anuário, 3.683 estabelecimentos comerciais foram roubados no Ceará em 2017; enquanto no ano seguinte, foram 2.471 ocorrências. A redução foi de 33,3%. Todos os outros estados nordestinos também apresentaram decréscimo no índice. Pernambuco, com queda de 32,5%, e Bahia, com 25,9%, vêm atrás do Ceará.

Em todo o Brasil, o Ceará teve a sexta maior redução no índice, de um ano para outro. Goiás apresentou queda de 48,5%; Minas Gerais, -39,5%; Espírito Santo, -37,6%; Amazonas, 37,2%; e Rondônia, -35,2%. Os únicos estados do País que tiveram aumento no número de roubos a estabelecimentos comerciais foram Roraima, com 30,6%, e Santa Catarina, com 16,5%.

Queda nos outros números de roubos

O Ceará também conseguiu reduzir, em 2018, os números de roubos a residência, a instituição financeira, a carga e a veículo, de acordo com a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No geral, o número de roubos caiu 15,7%, ao passar de 76.047 ocorrências, em 2017, para 64.513 crimes, no ano seguinte.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou, em nota, que "as ações adotadas pela Pasta vão desde o investimento em efetivo, viaturas/motocicletas e equipamentos, até o uso tecnologias. Uma das principais ferramentas é o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), que funciona em conjunto com o patrulhamento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e o sistema de videomonitoramento na realização de cercos inteligentes e no combate aos crimes de mobilidade. Uma vez que boa parte das ações criminosas é praticada a bordo de veículos automotores".

Segundo a Pasta, a desarticulação de grupos envolvidos nesse tipo de crime impacta diretamente no progresso das estatísticas. "Um exemplo da forma como o Spia auxilia no combate aos CVPs em gerais ocorreu em maio deste ano, quando um homem foi preso após um roubo contra um comércio, em Maracanaú - Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). José Felipe Bessa Diógenes (26), com antecedentes criminais por disparo de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo, foi capturado em flagrante pela PM dentro de um veículo detectado pelo Spia", complementa.

Confira as estatísticas: