Jericoacoara ganhará mais efetivo policial

Depois de casos de violência em uma das mais belas praias do mundo, comunidade espera mais segurança

Fortaleza Pela quarta vez, membros do Conselho Comunitário de Jericoacoara reúnem-se com autoridades na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) para tentar diminuir o índice de criminalidade na vila. E, para a advogada e integrante do conselho, Paula Pacheco, desta vez houve uma mudança de postura. "Sentiu-se mais comprometimento e seriedade", analisa. O secretário de Turismo do Estado do Ceará, Bismarck Maia, organizou a reunião após as denúncias de estupro nas dunas da praia cearense que está entre as 10 mais belas do mundo. A insegurança no local foi capa da edição de segunda-feira do Caderno Regional.

Os principais representantes de todas as polícias do Ceará participaram do encontro e ficou decidido que o efetivo da Polícia Militar passa de 11 para 21 homens, entre eles, um oficial. Durante 24h à disposição da comunidade de Jericoacoara, este contingente militar garantirá o policiamento ostensivo e repressivo na vila.

"Há tempos fazemos o trabalho de inteligência nas zonas mais sensíveis, entre as quais as praias que mais atraem turistas no Ceará", explica o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Bezerra. De acordo com ele, uma minuciosa investigação identificou um grupo de traficantes que agia na região, o que resultou em duas prisões.

Sobre os estupros, que aterrorizam a população e afastam os turistas, o secretário afirma que os suspeitos das últimas denúncias ainda não foram identificados, "entretanto, reforçamos as investigações".

No encontro, um dos entraves para a celeridade das ações de segurança na região foi identificado. Segundo o representante do Ministério Público da comarca, promotor Rodrigo Damasceno, apenas um juiz responde por quatro comarcas. O Ministério Público colocou-se à disposição do sistema de segurança e garantiu mais rapidez no oferecimento das denúncias à Justiça.

Reivindicação

O prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Araújo Marques Ferreira, lembra que a segurança em Jericoacoara é uma reivindicação antiga. "A violência afeta a comunidade e pode prejudicar o crescimento do turismo, o que causa uma grande preocupação em todas as instâncias envolvidas", acrescenta.

A advogada do Conselho Comunitário, Andréa Spazzafumo, revela que os secretários vão propor ao governador do Estado, Cid Gomes, a implantação de uma delegacia dentro da vila de Jeri.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) - Av. Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo, Fortaleza

Isabel Albuquerque
Especial para Regional