Escola de samba Unidos do Roçado de Dentro mantém tradição de 56 anos em Várzea Alegre

Formada em 1963, a escola é uma expressão viva da cultura carnavalesca brasileira

Por volta das 17h deste domingo (3), integrantes da bateria da escola de samba Unidos do Roçado de Dentro deixaram o sítio onde são feitos os ensaios e seguiram em direção ao Centro da cidade de Várzea Alegre.

Com 15 alas contendo cerca 350 integrantes e um carro alegórico, os componentes percorrem 3 km do sítio, que fica na comunidade com o mesmo nome da escola, até o Centro, onde encontram as demais agremiações para desfilar na Avenida Durval Soares. 

Este ano, o figurido dos integrantes faz referência à banda baiana Olodum. Caio Souza, maestro da escola de samba, explica a homenagem. "A gente escolheu Olodum porque tem um ritmo que combina com a nossa percussão. Por isso vamos representá-la na avenida".

Segundo Valdir Menezes, integrante da escola, a expectativa para o desfile é a melhor possível. "A bateria está bem ensaiada, o samba está na ponta da língua. Estamos preparados. A expectativa é que seja bom. Fizemos nossa parte. Deus abençoe e vamos fazer bonito", conta. 

A Esurd, como é conhecida a agremiação, é formada por maioria de agricultores e seus filhos, mas tem também conta com a participação de moradores da cidade, profissionais liberais e comerciantes. A escola mantém a tradição há 56 anos e é uma expressão viva da cultura carnavalesca brasileira.

História

A Esurd é considerada a primeira agremiação carnavalesca rural do Brasil. E há 56 anos, o domingo de carnaval passou a ser diferente com a apresentação da agremiação em Várzea Alegre.

“A escola surgiu como uma brincadeira de nossos pais, avós, tios, que num domingo à tarde, em 1963, resolveram sair daqui do sítio Roçado de Dentro para brincar o carnaval na cidade. Sairam todos maltrapilhos, com caras pintadas de carvão, tocando instrumentos musicais e foram até a cidade", conta Vicente Menezes, membro da diretoria, que está na escola há 45 anos.