O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB), pediu uma reflexão dos parlamentares diante da “renovação de metade do Parlamento”, confirmada após o pleito do último domingo (4).
A declaração considera os 26 deputados estaduais da atual legislatura que não retornarão para a Casa em 2027, número que deixa o índice de renovação em 56% — maior que os 45% de 2022. O total leva em conta os políticos que foram derrotados na busca pela reeleição e os que decidiram não disputar mais um mandato.
Durante coletiva nesta terça-feira (6), Romeu foi questionado se a taxa de atualização de mandatos mostraria uma insatisfação da população. O parlamentar defendeu, então, que é preciso “mensurar” os resultados.
“É importante que a gente, agora, entenda os números, que a gente faça o estudo sociopolítico dos números, a população está mostrando aí, pediu uma renovação de metade do parlamento. Isso precisa ser apreciado”, pontuou o presidente da Alece.
“Nós temos que primeiro respeitar a soberania da vontade popular. Eu parabenizo todos os deputados eleitos, os não eleitos, aqueles que colocaram o seu nome nas urnas. Nós temos que internalizar, verificar onde erramos, onde acertamos, entender e aqueles que não lograram isso, continuar na vida pública. Você não precisa ter só mandato para estar na vida pública. E tentar voltar às urnas soberanamente daqui a dois anos, daqui a quatro anos”
Recorde feminino
Ainda na entrevista, Romeu ressaltou a eleição de 14 mulheres como deputadas estaduais, um recorde no Legislativo cearense. O melhor resultado anterior havia sido em 2022, quando nove parlamentares foram eleitas.
“30% da casa será composta de deputadas mulheres. Isso é extraordinário. Vem acrescentando, vem trazendo mais paridade, mais equidade de gênero. É muito importante isso. Então, eu estou extremamente feliz com esse incremento da bancada feminina”, destacou o presidente.
Como mostrou o PontoPoder, das 14 deputadas eleitas neste pleito, cinco foram reeleitas e permanecerão na Assembleia para um novo mandato. As outras chegam à Casa pela primeira vez, e há ainda que esteja retornando depois de um período fora do Legislativo.