Legislativo Judiciário Executivo

Pré-candidato em Fortaleza, Capitão Wagner deixa Secretaria de Saúde de Maracanaú

Ex-deputado preside o União Brasil no Ceará e deve aproveitar os próximos meses para preparar o partido para as eleições municipais

Escrito por Luana Barros , luana.barros@svm.com.br
Capitão Wagner
Legenda: Capitão Wagner assumiu a Secretaria de Saúde de Maracanaú em fevereiro de 2023
Foto: Divulgação

Presidente do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner deixou o cargo de secretário de Saúde de Maracanaú nesta quinta-feira (29) para focar na preparação do partido para as eleições de 2024, incluindo a própria pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza. Ele assumiu a pasta em fevereiro de 2023, a convite do aliado e prefeito da cidade, Roberto Pessoa (União).

A saída do cargo coincide ainda com a eleição do ex-deputado federal como integrante da Executiva nacional do União Brasil. "O que nos dá força lá em Brasília", afirma, acrescentando que o deputado federal Moses Rodrigues (União) também passou a integrar a Executiva nacional. 

O foco, segundo ele, passa a ser a preparação do União Brasil para a disputa em outubro, com a filiação de novas lideranças políticas que devem concorrer a cargos tanto em Fortaleza como em municípios do Interior. A meta, segundo Wagner, é lançar 30 candidaturas a prefeito em todo o Ceará, incluindo a dele em Fortaleza. 

Veja também

Na Capital cearense, o presidente do União Brasil trabalha com a perspectiva de chapa pura, apesar de ressaltar que as conversas com partidos como PL e Novo, que já lançaram pré-candidatos à Prefeitura, são "rotineiras". 

"A gente está filiando nomes que possam concorrer a vice. Não sabemos se vamos conseguir agregar algum partido. Se vier, a tendência é que o vice seja deste partido. Caso seja eleição de chapa pura, procuramos nomes que representem outros setores da sociedade", explica. 

Uma das filiações ocorreu já nesta sexta-feira (1°), a da advogada Kamila Cardoso, que concorreu ao Senado em 2022 e chegou a formar chapa com o próprio Wagner em 2020 como candidata a vice-prefeita da Capital. Agora, ela será pré-candidata à Câmara Municipal de Fortaleza pelo partido, que pretende eleger uma bancada de sete parlamentares ao legislativo municipal.  

Nova secretária empossada

Nova titular da Secretaria de Saúde de Maracanaú, Vanderlange de Sousa assumiu a pasta já nesta sexta-feira. Irmã de Capitão Wagner, ela atuava anteriormente como secretária-executiva da Secretaria de Meio Ambiente de Maracanaú. 

Também exerceu o cargo de secretária-executiva na pasta de Saúde no início do mandato do prefeito Roberto Pessoa (União). 

"Ela tem 23 anos de experiência em gestão pública. Passou por diversos cargos no Estado. Foi inclusive secretária-executiva da Saúde lá em Maracanaú, no começo da gestão do Roberto, e agora está assumindo no meu lugar. É uma indicação minha e do prefeito Roberto, (...) que confia no trabalho dela", disse Wagner.

Assuntos Relacionados