Elmano propõe ampliação do Vai e Vem e quer aumentar integração no transporte público da RMF

O candidato à reeleição voltou a falar sobre a possibilidade de passagem gratuita em Fortaleza.

Escrito por Luana Barros luana.barros@svm.com.br
18 de Setembro de 2026 - 11:03 (Atualizado às 11:07)
capa da noticia
Legenda: Elmano de Freitas falou sobre propostas para o transporte metropolitano no Ceará.
Foto: Fabiane de Paula.

O governador Elmano de Freitas (PT), candidato à reeleição, disse, nesta sexta-feira (18), que pretende ampliar o programa "Vai e Vem", que garante passagens gratuitas para usuários do transporte metropolitano no Ceará.  Segundo ele, hoje são atendidos trabalhadores autônomos, estudantes e pessoas que estão desempregadas, totalizando 66 mil beneficiados pelo programa. 

"E nós queremos expandir, garantir que as pessoas possam até fazer mais propaganda, para que mais pessoas se cadastrem. Mas efetivamente também ampliar, para no futuro ser para todo mundo", disse durante ato de campanha no bairro Mondubim, em Fortaleza, onde participou de uma caminhada.

Elmano de Freitas participou de caminhada no bairro Mondumbim, em Fortaleza, nesta sexta (18).
Legenda: Elmano de Freitas participou de caminhada no bairro Mondumbim, em Fortaleza, nesta sexta (18).
Foto: Fabiane de Paula.

O candidato disse ainda que pretende, caso reeleito, seguir em diálogo com o governo federal e a Prefeitura de Fortaleza para efetivar a passagem gratuita no transporte público da capital cearense. "E isso só é possível com a integração dos três entes", reforçou. 

"Nós estamos aumentando a modal de VLT em Fortaleza. (...) E nossos VLTs, o preço é muito subsidiado. Um é de graça, o outro é R$ 1, R$ 2. Então, nós temos que agora integrar com a passagem de ônibus. Fazendo isso, a gente vai ganhar muito mobilidade na cidade".
Elmano de Freitas
Candidato a reeleição ao Governo do Ceará

'A pressão do Ceará é para Lula ganhar no 1º turno'

Elmano também falou sobre a campanha do presidente Lula (PT) no Ceará. Segundo ele, existe a intenção de garantir uma forte votação para Lula entre os cearenses para uma vitória no primeiro turno, mas reconhece os desafios do cenário nacional.

"O PT nunca ganhou eleição no primeiro turno no Brasil. Então nós temos que ter tranquilidade, saber que a eleição no Brasil é disputada", pondera. "Nós lamentamos é que a direita brasileira foi hegemonizada pela extrema direita, e ela não tem nenhum compromisso com a democracia".

O governador reforçou o papel do Nordeste para a campanha de Lula, mas pontuou que é preciso garantir "boa votação" também em outros grandes colégios eleitorais, como São Paulo e Minas Gerais. "Nós vamos à rua, trabalhar voto a voto para ganhar a eleição nacional também", disse.

Este conteúdo é útil para você?

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Colunistas

Edição do Dia