Legislativo Judiciário Executivo

Carnaval de Aracati é reconhecido como manifestação da cultura nacional

Presidente Jair Bolsonaro sancionou Projeto de Lei que valoriza a festa realizada na cidade do Ceará

Escrito por Agência Brasil/ Diário do Nordeste ,
Foliões aproveitam Carnaval em Aracati, no Ceará
Legenda: O evento é uma tradição do município e tem grande importância para o turismo e a economia local
Foto: Natinho Rodrigues

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nessa terça-feira (28) um projeto de lei que reconhece o Carnaval de Aracati, no Litoral Leste do Ceará, como manifestação da cultura nacional. O objetivo da sanção é valorizar a cultura da festa e consolidá-la como destino turístico.

O evento é uma tradição do município e tem grande importância para o turismo e a economia local. Em 2019, cerca de 474 mil pessoas celebraram os festejos em uma única noite e movimentaram a economia local. O Projeto de Lei foi de iniciativa do Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT/CE).

"Esse reconhecimento é muito importante e é um legado para a Cidade. Reconhecimento a todos que fizeram o nosso Carnaval em mais de 100 anos de história. E um legado porque o reconhecimento previsto na Constituição Federal faz com que o Carnaval seja mais visto e tenha mais investimentos, principalmente na parte cultural", disse o parlamentar.

Veja também

A festa é celebrada principalmente em quatro pontos: Praia de Majorlândia, Praça da Comunicação, Rua Coronel Pompeu e Rua Coronel Alexanzito.

Neste último ocorre o “Carnaval cultural”, pois faz parte do centro histórico de Aracati, com casarões e sobrados portugueses, da época da colonização, quando a cidade foi um importante polo econômico das charqueadas.

Este acervo de construções do período colonial fez com que a cidade fosse considerada patrimônio histórico e artístico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) em 2001.

Capital Nacional das Etnias

Nessa terça, o presidente sancionou um projeto de lei que confere o título de Capital Nacional das Etnias à cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul, reconhecendo a diversidade étnica do município. 

A cidade gaúcha teve, no final do século XIX, um grande desenvolvimento com a chegada de milhares de imigrantes, atraídos por promessas de liberdade e oportunidades feitas através de propaganda governamental. Apesar de encontrarem uma realidade diferente, muitos se estabeleceram na cidade.

Devido às diferentes etnias e costumes variados, a cidade ficou conhecida como a “Terra das Culturas Diversificadas” e tem em seu calendário de eventos a Festa Nacional das Culturas Diversificadas.

Assuntos Relacionados