Bolsonaro assiste desfile de blindados no Palácio do Planalto

Presidente acompanhou ao evento acompanhado de chefes da Aeronáutica, Marinha e Exército

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acompanhou na manhã desta terça-feira (10) o desfile de blindados da Marinha em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o evento, o chefe do Executivo recebeu o convite para assistir a um tradicional exercício militar em Formosa (GO), próxima segunda-feira (16), com a presença ainda de membros do Exército e da Aeronáutica.

Bolsonaro recebeu o convite das mãos de um militar. Ele esteve ao lado do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e os comandantes Carlos de Almeida Baptista Júnior, da Aeoronáutica, e Almir Garnier Santos, Marina, e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do Exército.

Enquanto os veículos passavam, um grupo de apoiadores do presidente se reuniu na Praça dos Três Poderes e entoou gritos em defesa da intervenção militar. Eles gritaram "Eu Autorizo" e "142", em alusão a um dispositivo constitucional que bolsonaristas dizem justificar uma eventual intervenção fardada.

desfile de blindados em Brasília
Legenda: Tanques da Marinha desfilaram em Brasília com destino à cidade goiana de Formosa
Foto: Reprodução

Embate

O desfile ocorreu em um cenário de tensão institucional potencializada por declarações antidemocráticas e pela apreciação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, inclusive, avaliou como uma "coincidência trágica" que o evento tenha sido marcado para o mesmo dia da votação.

A Força afirmou que a entrega simbólica dos convites foi planejada antes do anúncio da data da votação da PEC, e que não há relação nenhuma entre os dois acontecimentos ou com "qualquer ato em curso nos Poderes da República".

Desfile

A Defesa informou que o desfile é uma estratégia de divulgação do exercício militar. Segundo a Marinha, a Operação Formosa envolverá neste ano mais de 2.500 militares das três Forças, sendo a primeira edição que Exército e Aeronáutica participam.

No total, serão 150 diferentes equipamentos, entre carros de combate, blindados, aeronaves e lançadores de mísseis e foguetes. O objetivo é simular uma operação anfíbia.

O texto da Marinha também afirma que, do comboio total de blindados, 14 viaturas vão ficar em exposição para apresentar à sociedade brasileira os equipamentos e preparo. A Marinha, por outro lado, não esclareceu se esses serão os únicos veículos que percorrerão a Esplanada dos Ministérios.

"Desse comboio, 14 viaturas ficarão em exposição durante esta terça-feira, em frente ao prédio da Marinha na Esplanada dos Ministérios. Os eventos buscam valorizar e apresentar à sociedade brasileira o aprestamento dos meios operativos da nossa Marinha", completa.