Legislativo Judiciário Executivo

Após "apagão", Câmara dos Deputados retoma votação da PEC Kamikaze em sessão 100% virtual

Também será votada a PEC do piso da enfermagem em 2º turno

Escrito por Diário do Nordeste / Agência Câmara ,

O presidente da Câmara, Arthur Lira, reabriu há pouco a sessão para concluir a votação da Proposta de Emenda à Constituição que cria benefícios em período eleitoral, a PEC 15/22, também chamada de "PEC Kamikaze". 

A sessão foi suspensa por causa da instabilidade nos sistema de internet da Câmara dos Deputados, na noite da terça-feira (12).

Veja também

Os deputados da oposição questionaram a manutenção da presença e pediram o encerramento da sessão. "Após uma hora de suspensão, a sessão é considerada encerrada. Isso independe das razões que ocasionaram a suspensão", argumentou o deputado Vinicius Poit (Novo-SP) em questão de ordem.

A sessão foi encerrada, mas o presidente da Câmara anunciou que os trabalhos ocorrerão de forma completamente virtual até a sexta-feira (15). A decisão permite que deputados votem a distância, ou seja, sem a necessidade de estarem presencialmente no plenário.

A medida visa evitar que a Câmara não garanta o quórum necessário de presença para votar tanto a PEC Kamikaze como os destaques da PEC 11/22, que dá segurança jurídica ao piso da enfermagem e foi aprovada em 1º turno ontem.

Ao iniciar os trabalhos desta quarta, Lira explicou que o "apagão" no fornecimento de internet da Câmara ontem aconteceu por problemas técnicos. Uma das empresas teve rompimento de fibra ótica no território de Brasília. 

Assuntos Relacionados