Voo de Zelensky faz parada no Brasil antes de seguir para posse de Milei na Argentina

O presidente ucraniano e a comissão ficaram por duas horas na base aérea brasileira para reabastecimento

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky e a sua comissão fizeram uma parada no Brasil, na noite desse sábado (9), para reabastecimento da aeronave numa base aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília. As informações são da CNN Brasil.

O avião pousou às 20h25 e partiu às 22h15 rumo a Buenos Aires, na Argentina, onde o Zelensky deve comparecer à posse do novo presidente argentino Javier Milei, numa cerimônia marcada para este domingo (10).

Ainda no sábado, Zelensky publicou uma mensagem nas redes sociais avisando sobre a viagem diplomática. Esta, inclusive, será a primeira visita do ucraniano a um país da América Latina desde que se tornou presidente.

Nos últimos dias, ele também foi a Cabo Verde, na África, onde encontrou o primeiro-ministro Ulisses Correia.

Autoridades na Argentina

Além de Zelensky, outros presidentes viajam à Argentina para a posse de Milei, como o caso uruguaio Luis Lacalle Pou, o chileno Gabriel Boric, o paraguaio Santiago Peña, e o Rei Felipe 6º da Espanha.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para a posse, mas não vai comparecer à cerimônia, conforme a Agência Brasil. Lula decidiu enviar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A decisão acontece depois do presidente brasileiro ter sido criticado pelo liberal durante a campanha eleitoral argentina.