A Apple libera, nesta segunda-feira (16), para usuários de iPhone, o sistema operacional iOS 18. O novo software, apresentado em junho deste ano pela empresa, ganhou mais opções de personalização e permitirá a verificação por biometria para abrir determinados aplicativos.
O novo sistema operacional não poderá ser instalado em modelos mais antigos do iPhone, como SE, XR, X, 8 e 8 Plus. Esses só poderão ir até o iOS 17.
No Brasil, segundo o G1, a Apple costuma liberar a atualização no período da tarde.
O que tem de novo no iOS 18?
A nova versão do software traz recursos de personalização, melhorias nos aplicativos "Fotos" e "Safari" e um gerenciador de senhas atualizado. Além disso, a atualização permitirá aos usuários personalizar ícones de aplicativos e widgets na tela inicial, alterando cor ou mantendo coloridos, por exemplo.
No aplicativo "Fotos", especificamente, os usuários também poderão acessar com mais facilidade suas coleções de imagens. Isso porque o aplicativo poderá buscar registros por meio de temas específicos.
Já no "Safari", o navegador da Apple, poderão ser adicionados resumos e índices em páginas extensas da web. Haverá ainda a possibilidade de inserir o recurso "Highlights", para destacar pontos importantes dos textos.
Outra novidade é que a "Central de Controle", que conta com atalhos como Wi-Fi e Bluetooth, passará a aceitar ícones de aplicativos de terceiros e permitirá organizar ícones em diferentes tamanhos e grupos.
Como atualizar o sistema operacional para o iOS 18?
Para instalar a nova versão do software da Apple, basta ir até "Ajustes", selecionar o item "Geral" e escolher a opção "Atualização de software".
Os iPhones que poderão receber a atualização, são:
- iPhone 16, 16 Plus, Pro e Pro Max;
- iPhone 15, 15 Plus, Pro e Pro Max;
- iPhone 14, 14 Plus, Pro e Pro Max;
- iPhone 13, 13 Mini, Pro e Pro Max;
- iPhone 12, 12 Mini, Pro e Pro Max;
- iPhone 11, 11 Pro e Pro Max;
- iPhone XS e iPhone XS Max.