Conhecido como Padre Zé Linhares, o ex-deputado federal José Linhares Ponte, de 94 anos, morreu nesta quarta-feira (8). O cearense era presidente de honra do partido Progressistas (PP) em âmbito estadual desde 2017.
Nas redes sociais, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), lamentou o falecimento do ex-parlamentar, ressaltando a trajetória dele, que inclui uma “intensa atuação política”.
Padre Zé Linhares ocupou o cargo de deputado federal pelo Ceará entre 1991 e 2014. Além de sacerdote, ele também foi filósofo, professor, psicólogo, pedagogo, administrador e escritor.
Natural de Sobral, na região Norte do Ceará, o ex-parlamentar iniciou carreira política entre os anos de 1988 e 1989, conseguindo eleição para o primeiro mandato no Congresso Nacional em 1990.
Em 2014, Linhares foi primeiro suplente na chapa do então candidato a senador Mauro Filho. Porém, a chapa foi derrotada para a candidatura de Tasso Jereissati (PSDB).
Além disso, foi provedor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e conselheiro Estadual de Educação, entre 2015 e 2019.