Candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão minimizou a participação da deputada federal Luizianne Lins (PT) na campanha eleitoral de Fortaleza. A declaração foi feita em entrevista ao PontoPoder, nesta segunda-feira (9). O petista foi o primeiro candidato à Prefeitura de Fortaleza a participar da série de entrevistas realizada pelo Diário do Nordeste. Evandro e Luizianne disputaram a indicação do PT para a candidatura na capital cearense.
Com a vitória de Evandro, a ex-prefeita de Fortaleza se distanciou da disputa na Cidade. Questionado sobre o fato de a aproximação com a deputada federal ainda não ter ocorrido, o candidato reforçou que a entrada de Luizianne na campanha vai acontecer "no momento dela" e preferiu destacar o apoio de outras lideranças do PT e de partidos aliados.
"Eu tenho muitas lideranças me apoiando. Eu tenho o presidente Lula (PT), eu tenho o governador Elmano (de Freitas, do PT), eu tenho o ministro (da Educação) Camilo Santana. Eu tenho o senador Cid (Gomes, do PSB). Eu tenho um marco de alianças que estão nos dando sustentação. "A Luizianne é importante? É, mas no momento dela. Meu foco agora é fazer com que os fortalezenses conheçam as nossas propostas".
O candidato petista tem dito, em atos de campanha, que "aguarda" a entrada de Luizianne Lins na campanha eleitoral. Até o momento, ela não participou de nenhum ato na Capital.
Os dois dividiram palanque apenas em uma ocasião: a convenção partidária que confirmou o nome de Waldemir Catanho (PT) como candidato a prefeito de Caucaia, no início de agosto.
Na ocasião, aliados de Evandro afirmaram que o candidato havia conversado com Luizianne "Ela tem dito para o Evandro que vai participar (da campanha). Ela disse para o Evandro, o Evandro comunicou para nós", informou o deputado federal José Guimarães, na época.
Contudo, desde então, a deputada federal tem concentrado esforços na campanha da cidade vizinha à Fortaleza, onde coordena a elaboração do plano de governo de Catanho — aliado da petista desde a gestão dela à frente da Prefeitura de Fortaleza.
Entrevistas PontoPoder
As entrevistas são realizadas entre os dias 9 e 13 de setembro com os cinco candidatos a prefeito melhor posicionados na Pesquisa Eleitoral Quaest mais recente.
São dois formatos de entrevistas com os candidatos. Primeiro, no bloco do PontoPoder no Programa Bom dia, Nordeste, transmitido simultaneamente na Verdinha FM 92,5 e na TV Diário. As entrevistas ocorrem ao vivo, a partir das 8h20, com duração de 20 minutos.
Uma segunda entrevista é gravada com cada candidato para ser transmitida, na íntegra, no portal e nas redes sociais do Diário do Nordeste às 17 horas. A sabatina é exibida às 16h25, desta vez no Programa Hora da Verdinha, como parte da grade da Verdinha FM 92,5 e, simultaneamente, na TV Diário.
Serão gravadas entrevistas com os demais candidatos à Prefeitura. Elas terão duração de três minutos para cada candidatura, com exibição nos dias 16 e 17 de setembro, no bloco PontoPoder do programa Bom Dia, Nordeste.