Em resposta a Ciro Gomes, Luizianne Lins critica Roberto Cláudio: 'embuste'

O nome de Roberto Cláudio é cotado para liderar a chapa governista na sucessão do Executivo estadual

Dois dias após ser atacada pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), rebateu o pedetista, fazendo críticas ao ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), defendido por Ciro no momento das acusações à gestão da petista na Capital.

A parlamentar aproveitou o bate boca para criticar o sucessor na prefeitura, agora pré-candidato ao Governo do Estado, como “embuste”. O ex-prefeito não se manifestou sobre o caso até a publicação desta matéria.

O nome de Roberto Cláudio é cotado para liderar a chapa governista na sucessão do Executivo estadual. No entanto, o pedetista sofre resistência por integrantes do PT, que compõem o arco de aliança estadual. Nos bastidores, petistas falam em “veto” ao nome do ex-prefeito. Adversária de Roberto Cláudio em Fortaleza, Luizianne Lins concentra o maior foco dessa resistência.

“Roberto Cláudio, na minha opinião, é um grande embuste. Porque ele pegou um governo todo saneado, da nossa administração, com dinheiro em caixa e projetos andando”, disse a petista em sequência de publicações no Twitter. Segundo ela, ao sair da Prefeitura, o prefeito deixou “dívida” e “nenhum projeto”.

Bate-boca

Em entrevista no início desta semana, Ciro havia acusado Luizianne de ter feito uma má gestão enquanto comandou a Capital.

"Qual o defeito do Roberto Cláudio? O defeito é que ele pegou todas as escolas de Fortaleza nomeadas por vereador, três anos de greve, e consertou a escola, que era a pior no Ceará"
Ciro Gomes (PDT)
Ex-ministro

O ex-ministro fez acusações semelhantes sobre a gestão da saúde municipal nos anos de Governo Luizianne.

Em resposta, ela disse ter construído 80 escolas e 117 anexos. “As marcas do nosso governo em Fortaleza, além da priorização da educação, foram os CUCAs, os Caps, as reformas dos postos de saúde, o Hospital da Mulher, o Vila do Mar, ampliação do PSF”, disse. 

Em 2020, quando Luizianne disputou novamente as eleições municipais da Capital, essa discussão foi resgatada por ela em debates contra o então candidato José Sarto (PDT), atual prefeito da Capital.

“Quando tivemos Roberto Cláudio, prefeito do Ciro Gomes, houve uma verdadeira desconstrução das políticas sociais que nós deixamos em Fortaleza. Na assistência social, saúde e educação. Roberto Cláudio acabou com a merenda escolar de qualidade. A merenda voltou a ser aquela coisa para enganar a barriga dos meninos”
Luizianne Lins (PDT)
Deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do prefeito Roberto Cláudio e aguarda posicionamento do pedetista.