TRE-CE sorteou, neste sábado, urnas para auditoria no 1º turno

Foram sorteadas doze urnas no total, que passarão por dois métodos distintos de verificação

Aconteceu na manhã deste sábado, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o sorteio de doze urnas que serão auditadas. Além disso, foram escolhidos os policiais e servidores que acompanharão a remessa das quatro primeiras urnas sorteadas, e foram distribuídas, com orientações de preenchimento, as cédulas de votação a estudantes de uma escola de Fortaleza.

As zonas selecionadas se distribuem entre a capital cearense e os municípios de Jaguaribe, Pedra Branca, Sobral, Canindé, Limoeiro do Norte, Icó, Boa Viagem, Barbalha e Tabuleiro do Norte. Dentre elas, quatro zonas e seções foram sorteadas para a auditoria da votação eletrônica sob condições normais de uso. As urnas foram levadas para o Centro Universitário Estácio do Ceará, Unidade Campus (antigo Colégio Cearense). Por outro lado, oito zonas e seções foram sorteadas para a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas através do método de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas. Ambos os procedimentos serão realizados neste domingo de 1º turno. 

Segundo o juiz Roberto Viana Diniz, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, "este trabalho de auditoria é mais um reforço da Justiça Eleitoral na demonstração da transparência do processo e credibilidade do sistema eletrônico de votação”, explica.