Governadores do Nordeste cobram rapidez no repasse de auxílio emergencial

No Ceará, cerca de 2,8 milhões de pessoas devem ser beneficiadas

Governadores do Nordeste demonstraram, ontem, em reunião remota, preocupação com a demora no repasse do auxílio emergencial de R$ 600, o chamado "coronavoucher", para trabalhadores informais e desempregados durante a crise do coronavírus. De acordo com o governador cearense Camilo Santana (PT), cerca de 2,8 milhões de pessoas devem receber o benefício da União no Estado

A medida foi aprovada no início da semana passada no Congresso e estava prevista para começar a ser paga pelo Governo Federal ontem. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse que os primeiros pagamentos vão começar a acontecer hoje para quem está no Cadastro Único do Governo e tem conta na Caixa e no Banco do Brasil.

A preocupação dos governadores foi exposta por Camilo em transmissão ao vivo no Facebook. "Me reuni hoje (ontem) com governadores do Nordeste, que estão muito preocupados com o repasse da ajuda de R$ 600 para trabalhadores informais do Brasil", disse. "A gente tem tido várias medidas importantes, como suspensão do pagamento de contas de água e luz para famílias de baixa rendas, para que essas pessoas possam ficar em casa", completou.

Na reunião, segundo ele, os governadores da região também trataram sobre a dificuldade que estão enfrentando para adquirir insumos e equipamentos hospitalares no mercado internacional.

Consórcio

Para diminuir o custo, eles devem comprar mais equipamentos de proteção individual, por exemplo, por meio do Consórcio Nordeste - parceria entre os gestores para comércios, políticas, parcerias e busca por recursos.

Uma remessa de materiais e respiradores comprados na China pelo Consórcio deve chegar no dia 15 de abril ao Estado. O Consórcio foi criado no início do ano passado e, desde então, vem sendo utilizado pelos governadores para driblar ataques do Governo Bolsonaro e para adquirir produtos e serviços por meio de compra em bloco, o que acaba barateando e viabilizando alguns processos.

Isolamento social

No Facebook, o governador também anunciou que o Ceará está entre os três estados do Brasil com o maior número de pessoas em isolamento social. Desde o último dia 20 de março, o funcionamento de diversos setores no Ceará está paralisado por decreto estadual.

Medidas

Desde os primeiros casos de Covid-19 no Ceará, o Governo Estadual tem adotado uma série de medidas para assegurar que as pessoas fiquem em casa durante a crise da saúde. Uma delas é a isenção das contas de água e energia elétrica de consumidores de baixa renda no Estado.