Seleção para recenseador do Censo 2022 encerra inscrições nesta quarta-feira (3)

Ao todo, IBGE oferta 15.075 vagas de nível fundamental

inscrições para recenseador do IBGE
Legenda: Resultado do processo seletivo será publicado no dia 15 de agosto
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

As inscrições para o processo seletivo de recenseadores do Censo Demográfico 2022 acabam nesta quarta-feira (3). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferta 15.075 vagas para candidatos com nível fundamental completo.

Segundo o documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), o contrato dos aprovados será de três meses, podendo ser prorrogado com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários. 

A seleção ocorrerá através de análise de títulos, que abrange a titulação acadêmica dos candidatos. O resultado já será publicado em 15 de agosto. 

CONCURSO 

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

O salário dos recenseadores será variável conforme a produtividade de cada um. Na prática, o cálculo levará em conta o setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Quero receber conteúdos exclusivos do Papo Carreira