Prova Nacional Docente: veja como pedir isenção da taxa de inscrição

A PND é uma prova anual do MEC e Inep para selecionar professores da educação básica pública

Escrito por
Amanda Andrade* producaodiario@svm.com.br
Sala de aula com crianças assistindo à professora na frente, em um ambiente escolar bem iluminado e organizado, com quadro negro, livros e materiais escolares. Confira como solicitar a isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional do Docente.
Legenda: O pedido para solicitar a isenção da Prova Nacional do Docente (PND) deve ser feito exclusivamente pelo Sistema disponibilizado pelo Inep..
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente (PND) de 2025 termina nesta sexta-feira (4). O pedido deve ser feito exclusivamente pelo Sistema PND, onde o participante deve selecionar a opção "Solicitar Isenção" e preencher as informações solicitadas.

Tela do sistema do INEP para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Sistema PND, com campos para informar dados pessoais como CPF e data de nascimento.
Legenda: Após acessar a página do PND, o participante deve selecionar a opção “Solicitar Isenção” e, em seguida, preencher o formulário com as informações solicitadas na tela que será exibida
Foto: Reprodução/Inep

A isenção é destinada a estudantes que atendem a certos critérios, como aqueles que estão habilitados e inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2025, participantes do Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Caso o pedido de isenção não seja aprovado, o participante pode solicitar recurso do dia 7 ao dia 11 de julho. 

Veja também

As inscrições para a PND poderão ser feitas entre os dias 14 e 25 de julho. Já o pagamento da taxa para candidatos não isentos deverá ser realizado até 31 de julho. A aplicação do exame está marcada para o dia 26 de outubro.

O que é a Prova Nacional Docente (PND)?

Criada pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a PND é uma avaliação anual voltada à seleção de professores para a educação básica pública no Brasil.

A proposta da prova é qualificar a formação docente e ampliar a oferta de profissionais capacitados para atuar nas redes públicas. De acordo com o MEC, a PND surge como uma alternativa aos concursos públicos tradicionais, que costumam ocorrer, em média, a cada sete anos nas redes municipais e a cada cinco nas estaduais.

Com aplicação anual, o exame busca facilitar a contratação de educadores com formação compatível às exigências da área.

CONFIRA O CRONOGRAMA DA PROVA NACIONAL DO DOCENTE 2025

  • Solicitação de isenção da taxa: até 4/7
  • Inscrições: 14/7 a 25/7
  • Pagamento da taxa de inscrição: 14/7 a 31/7
  • Aplicação da prova: 26/10
  • Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28/10
  • Gabarito definitivo e padrão de resposta da prova discursiva: 11/11
  • Resultado da prova: 10/12

*Estagiária sob supervisão da editora Mariana Lazari

Assuntos Relacionados