Publicamente, boa parte da classe política diz que a eleição municipal ainda está longe e que a prioridade é outra. Nos bastidores, porém, a conversa é bem diferente. A eleição de 2024 já pulsa nos movimentos, discursos e ações claras no cenário político.
Em Fortaleza não é diferente. O último embate entre José Sarto (PDT) e Elmano de Freitas (PT) sobre a obra da Ponte dos Ingleses é mais um ingrediente que alimenta o discurso pré-eleitoral do ano que vem.
Com todos os contornos da candidatura à reeleição à prova, Sarto sabe que enfrentará uma candidatura apoiada pelo governador. É por essa razão que cada um a seu modo já estabelece limites e ensaiam os discursos que ganharão as ruas daqui pouco mais de um ano.
Sabendo dessa antecipação dos fatos, Elmano de Freitas, em entrevista à Live PontoPoder, apontou cinco nomes do grupo político dele que podem ser candidatos à prefeitura de Fortaleza no ano que vem. É uma opinião pessoal dele.
A coluna, então, em ordem alfabética, traz um pequeno histórico e as relações desses nomes com o grupo que comanda o Estado do Ceará atualmente.
Artur Bruno
Antiga liderança do Partido dos Trabalhadores, Artur Bruno tem uma longa experiência no legislativo. Foi vereador, deputado estadual e deputado federal pela legenda.
Desde então, vem ocupando cargos no Executivo. Bruno foi Secretário do Meio Ambiente do ex-governador Camilo Santana. Na atual gestão estadual, o petista ocupa o cargo de Assessor Especial de Assuntos Municipais.
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Artur Bruno também ocupou o cargo de Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social na gestão do governador Cid Gomes, em 2007.
Evandro Leitão
Ex-presidente do Ceará Sporting Club, Evandro Leitão ganhou notoriedade na política partidária sendo eleito deputado estadual nas últimas eleições.
O nome do presidente da Assembleia Legislativa foi lembrado pelo governador também por ter a confiança do ministro Camilo Santana – o líder do grupo, segundo Elmano de Freitas.
Mesmo filiado ao PDT, Evandro mostrou lealdade ao Camilo diante do rompimento do PT com o PDT a nível estadual na eleição de 2022. O pedetista sofreu retaliações do próprio partido durante a campanha, e apesar disso foi reeleito, comemorando no palanque do PT a vitória de Elmano no primeiro turno.
Evandro chegou a ser convidado pelo próprio governador a ingressar no PT, mas nunca deu declarações conclusivas sobre o assunto. O presidente do Legislativo vem ganhando força para a disputa também com partidos aliados do governador.
Guilherme Sampaio
A lembrança de Guilherme Sampaio para disputar a prefeitura no ano que vem pelo governador Elmano de Freitas não é uma novidade. O petista já manifestou desejo de ir para uma disputa majoritária em outras oportunidades.
Guilherme, enquanto vereador, foi líder do governo Luizianne na Câmara Municipal de Fortaleza. O parlamentar está no quinto mandato como vereador e decidiu se licenciar para assumir vaga de suplente na Assembleia Legislativa.
O petista tem longa trajetória no PT e integra uma corrente que dialoga bem com o grupo da ex-prefeita e do governador dentro da sigla.
Larissa Gaspar
Larissa Gaspar participou da gestão da ex-prefeita Luizianne Lins como coordenadora da Casa Abrigo. Foi vereadora e agora é deputada estadual. Nova liderança do PT em Fortaleza, a parlamentar é vice-líder do governador Elmano na Assembleia Legislativa.
Larissa tem ganhado espaço dentro do partido depois que retornou às fileiras petistas em 2019, assim como tem buscado dialogar com todas as correntes da legenda.
Com histórico de oposição ao governo de José Sarto, a parlamentar tem reforçado a postura de críticas à gestão do PDT na Capital e tem surgido como opção interna na legenda para a disputa do ano que vem.
Larissa chegou a ser candidata a deputada estadual em 2014, mas só chegou ao Parlamento em 2016 quando foi eleita vereadora pelo extinto PPL. Na sequência, foi reeleita já pelo PT sendo a vereadora mais votada do partido. Em 2022 foi eleita deputada estadual com 37.887 votos.
Luizianne Lins
Ex-prefeita de Fortaleza por oito anos, a petista está no terceiro mandato como deputada federal. A parlamentar também já exerceu os mandatos de vereadora da Capital e deputada estadual.
Luizianne e Elmano têm uma relação muito próxima. Ambos entraram no PT no mesmo período e possuem uma longa trajetória política de aliança.
Elmano foi secretário de educação da então prefeita em Fortaleza. Foi o nome dele que ela lançou para a sucessão dela em 2012. O hoje governador acabou sendo derrotado, na época, por Roberto Cláudio em um segundo turno apertado.
Desde então, Elmano vinha se elegendo deputado estadual. Em 2016, o petista disputou a vice-prefeitura de Fortaleza na chapa com Luizianne. Ambos terminaram a disputa em terceiro lugar.
A afinidade entre ambos é tamanha que o Secretário de Articulação Política do Governo é o homem de confiança de Luizianne Lins. Waldemir Catanho exercia função semelhante na prefeitura de Fortaleza e atuava recentemente no gabinete da parlamentar em Brasília.
Grupo político
A indicação do nome deve ser liderada pelo governador Elmano de Freitas, mas também deve ter a influência do ministro Camilo Santana (PT) – que tem ganhado protagonismo dentro do PT nos últimos anos.
O PT, naturalmente, vai precisar conversar com MDB, PP, PV e PCdoB – partidos que integraram a base que levou o hoje governador Elmano de Freitas a vencer a disputa eleitoral do ano passado ainda no primeiro turno.