Concurso da Prefeitura de Fortaleza na área de saúde terá mais de duas mil vagas

Edital deve ser publicado ainda em 2023. Vagas serão para níveis médio e superior

Legenda: Novo concurso na área da saúde terá vagas de nível médio e superior
Foto: Thiago Gadelha

Anunciado pelo prefeito José Sarto como o maior da história da saúde em Fortaleza, o novo concurso público do Município terá mais de 2 mil vagas. A informação sobre o número de oportunidades foi obtida por esta Coluna em primeira mão.

As oportunidades serão para os níveis médio e superior, abrangendo diversas carreiras da área da saúde. O edital sairá ainda em 2023. Detalhes sobre salários e cargos disponíveis serão divulgados posteriormente. Os servidores serão estatutários.

Veja também

O certame será um passo essencial para a implantação da Fagifor (Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atuará na gestão de hospitais, UPAs, postos, etc.

O objetivo da nova Fundação é otimizar a gestão dos equipamentos de saúde, acelerando a solução de falhas e problemas estruturais nas unidades e aprimorando a gestão de pessoas, aquisição de medicamentos e insumos. A sistemática é semelhante à da Funsaúde, ligada ao Governo do Estado, que foi extinta em abril.

AMC, Iplanfor e chamamentos

Além deste concurso, a Prefeitura de Fortaleza lançará os editais de certames para a AMC (Autarquia Municipal de Trânsito), que deve sair em até 30 dias; e para o Iplanfor (Instituto de Planejamento de Fortaleza), previsto para este ano.

Desde 2022, a gestão municipal  já realizou o chamamento de 2.442 novos servidores admitidos por meio de concursos públicos.

"São 2.442 trabalhadores e trabalhadoras que, em suas áreas, estão contribuindo com a boa prestação dos serviços públicos para a nossa população", destacou o prefeito Sarto.

Estão previstas ainda as convocações de mais mil aprovados nas seleções já realizadas do IJF, Guarda Municipal e Secretaria de Finanças, o que deve elevar este número para 3.492.



Assuntos Relacionados