Ceará põe à venda imóveis públicos e tenta atrair o mercado

Evento vai expor a autoridades do mercado imobiliário as oportunidades de negócios, que incluem compra, aluguel, permuta e outras

A CearaPar (Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará), empresa do Governo do Estado criada para administrar ativos imobiliários públicos, está intensificando as ações para negociar os imóveis.

Na próxima segunda-feira (4), o novo modelo de negócios será apresentado ao mercado imobiliário e investidores, em um evento no Museu da Imagem e do Som (MIS). A ideia é expor alguns dos bens e mostrar como os negócios podem ser firmados.

Mais de 5 mil imóveis públicos

Conforme a Cearapar, vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), o Estado detém um portifólio de 5.500 imóveis, dentre os quais estão casas, terrenos, prédios e açudes. O Balanço Geral do Estado (BGE), referente ao ano de 2022, mostra que o valor contábil dessa cadeia imobiliária supera o montante de R$ 23 bilhões. Do conjunto total, mais de mil imóveis estão disponíveis e desocupados.

Entre as opções de transação, estão compra por leilão, aluguel, permuta e até built to suit (construção sob medida) e venda com arrendamento de longo prazo (sale and leaseback).

A estatal nasceu com o objetivo de potencializar e otimizar a arrecadação estadual com a melhoria da gestão desses ativos.

Lista de imóveis em destaque

No rol de imóveis operacionais listados, para os quais já é possível enviar propostas online, estão em destaque os seguintes:

  • Autódromo Internacional Virgílio Távora (Eusébio)
  • Sede da Cavalaria (Messejana, Fortaleza)
  • Superintendência Estadual do Meio Ambiente, Semace (Bairro de Fátima, Fortaleza)
  • Centro Administrativo Bárbara de Alencar (Bairro Edson Queiroz, Fortaleza)
  • Parque de Exposição Governador César Cals, EXPOECE (São Gerardo, Fortaleza)
  • Procuradoria Geral de Justiça (José Bonifácio, Fortaleza)