Ganhou o melhor; O Nordeste agradece

Leia a coluna do Tom Barros desta segunda-feira (4)

Legenda: Yago Pikachu comemorando gol pelo Fortaleza
Foto: Kid Júnior

O Fortaleza começou a Copa do Nordeste como favorito. E, como campeão, concluiu com êxito a tarefa que lhe foi dada. Ontem, no Castelão, houve apenas o coroamento de um planejamento perfeito. Uma espécie de reconhecimento público. Quando, de pênalti, Yago Pikachu estabeleceu Fortaleza 1 a 0, deixou claro que a tarefa do Sport, apesar de possível, seria extremamente difícil. O Sport, desde o jogo em Pernambuco, demonstrara limitações. Como se diz na linguagem esportiva, o visitante trabalhava por uma bola. Já o Fortaleza quis mais. Buscou o resultado. Foi senhor da iniciativa. Não obstante o placar mínimo e um susto sofrido, a rigor em momento algum o Sport se mostrou capaz de promover uma virada. O tricolor foi líder do Grupo A da fase classificatória (16 pontos). Nas quartas de final, com uma goleada (5 x 1) despachou o Atlético de Alagoinhas. Na fase semifinal, eliminou o Náutico (2 x 0). Na fase final, soube superar o Sport no Castelão, após o empate em Pernambuco. O bicampeonato invicto traduziu a superioridade de um time que não teve ao longo da jornada nenhum outro adversário capaz de suplantá-lo. Ganhou o melhor. O Nordeste agradece.  

Estreia 

 

Há enorme expectativa sobre a dupla estreia no Ceará: a do técnico Dorival Júnior e o início de jornada na Sul-Americana diante do Independiente de Buenos Aires. A primeira oportunidade para tentar apagar os dois seguidos fracassos: ter sido eliminado pelo Iguatu no certame estadual e ter sido eliminado da Copa do Nordeste pelo CRB.   

Veja também

Avaliação 

 

Opiniões divididas sobre se é bom ou não o Vozão pegar logo de cara na estreia o Independiente. Na minha avaliação, é bom começar assim. Toma conhecimento da força opositora e pode realizar as necessárias correções de rumo. Se tivesse de enfrentar o time mais fraco, correria o risco de imaginar que estaria tudo bem, máxime em caso de vitória. 

Experiência 

 

O Independiente não passa por bom momento no Campeonato Argentino. Não conta mais com Silvio Romero, que veio para o Fortaleza. Tem campanha nada convincente, estando em décimo lugar. Mas o Independiente tem a seu favor uma maior experiência em competições internacionais. Isso tem que ser levado em consideração. 

 Equivalência 

 

Se o Independiente não passa por um bom momento, o Ceará também não está nada bem. Perdeu as duas competições que disputou, inclusive para duas equipes consideradas inferiores. Isso gerou a crise que culminou com a demissão do técnico Tiago Nunes. Portanto, se em for levado em conta o momento das duas equipes, há nítida equivalência.