A beterraba é um legume versátil, rica em nutrientes e em fibras, que promove uma série de benefícios a saúde. O consumo dela ajuda a regular o intestino preso, a equilibrar os níveis de ferro e de açúcar no sangue, além de ser uma aliada de quem pratica exercícios físicos.
O nutricionista Italo Garcia explica que inserir qualquer vegetal na dieta traz uma série de efeitos positivos para o corpo. Segundo ele, o ideal é que pelo menos 150 gramas de legumes sejam consumidos por dia — totalizando 1 kg por semana. No caso da beterraba, os benefícios são diversos.
Ela pode ajudar a regularizar o intestino preso, controlar os níveis de açúcar no sangue — seja de pessoas com pré ou já com o diagnóstico de diabete —, controlar a pressão arterial — o que é excelente para as pessoas com hipertensão —, também pode ser útil no tratamento da anemia, entre outras situações clínicas”.
No mercado, o alimento é encontrado cru, em conserva, cozido, como farinha, entre outros formatos. Segundo o especialista, o consumidor deve selecionar qual deles melhor se encaixa na rotina e atende as preferências de cada um. Porém, destaca a versão cozida e o suco de beterraba (receita abaixo), que são considerados mais práticos para o dia a dia.
Combate anemia, regula intestino e mais
Ácido fólico — também conhecido como vitamina B9 — e ferro são os principais nutrientes presentes no tubérculo — que possui ainda cobre, potássio, magnésio e manganês. Devidos a essas características, ele é um aliado no tratamento de quadros de anemia. No entanto, como alerta o especialista, é necessário combinar o consumo da beterraba com alimentos ricos em vitamina C, para potencializar a absorção do ferro pelo organismo.
Rico em fibras, o legume auxilia também no combate ao intestino preso, favorecendo o funcionamento do órgão, como explica Italo Garcia: “As fibras encontradas na beterraba vão fazer seu intestino se movimentar em um ritmo mais regularizado, o que para quem tem constipação é excelente.”
Por ser baixo em caloria e possuir elevado valor nutricional, além de ser um carboidrato complexo — que não é rapidamente digerido ou absorvido pelo corpo —, o consumo do vegetal é indicado para pessoas com diabete. Segundo o nutricionista, esses fatores são excelentes para equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
Suco de beterraba: receita e benefícios
Considerada pelo especialista como uma das versões mais práticas para consumir o legume, o suco de beterraba é simples de fazer e pode ser combinado com outros alimentos, como laranja ou melancia, para realçar o sabor do drink.
Nutritiva e rica em agentes que favorecem a vasodilatação das artérias, a bebida pode ainda ser usada como pré-treino quando ingerida antes de exercícios. Para essa finalidade, Italo Garcia indica que o suco seja consumido de 2 a 3 horas antes da atividade física.
Abaixo, o nutricionista descreve o passo a passo para preparar a bebida:
Como fazer suco de beterraba
Ingredientes
- 2 beterrabas cruas;
- 1 limão;
- 200 ml de água;
- Mel de abelha ou adoçante a gosto.
Modo de preparo
- Descasque a beterraba e corte em pedaços menores;
- Descasque também o limão e retire as sementes;
- Em um liquidificador, ponha água e a beterraba com o limão;
- Coe com a ajuda de um utensílio. Deixe passar apenas a fase líquida do suco;
- Por fim, adicione mel de abelha ou adoçante a gosto e pode consumir. A bebida pode ser armazenada na geladeira.